Prefeitura de Goiânia comemora Dia Nacional do Livro Infantil no parque Mutirama

Haverá contação de histórias com a escritora Liliane Tosta e a participação da Turma do Cabeça Oca, do goiano Christie Queiroz

A Prefeitura de Goiânia, por intermédio da a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), promove, neste sábado, 20, no Parque Mutirama, evento especial em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado na última quinta-feira, dia 18 de abril.

Na programação deste sábado estão previstos contação de histórias, bate papo com escritores, doações de livros e muita animação.

A programação começa junto com a abertura do parque, às 10h, a qual terá a participação dos personagens da Turma do Cabeça Oca, recepcionando as crianças e levando animação para o público presente.

Dando continuidade ao evento, às 11h, na tenda “Kids & Família” será realizada a contação de histórias com a escritora Liliane Tosta. No mesmo espaço terá também a oficina de desenhos livres, voltada para as crianças e suas famílias.

Liliane Tosta é professora de crianças na Rede Municipal de Ensino em Goiânia, mestre em Ensino na Educação Básica (CEPAE-UFG), contadora de histórias (Gwaya-UFG) e escritora de literatura infantil. Ela possui três livros publicados de forma independente: “Os Brinquedos de Isabel” (2020), “Buáááááááá” (2022), e “As caretas de Dajan” (2023).

” Minha vida sempre foi colorida com as pinceladas da imaginação e ludicidade do universo infantil. Falar a linguagem da infância sempre foi uma necessidade profissional. Mas foi contando histórias que percebi que a literatura infantil é universal, e toca o coração de adultos e crianças,” pontua a escritora.

Já a Turma do Cabeça Oca é do goiano Christie Queiroz. Ele criou seu primeiro personagem, o Cabeça Oca, quando tinha apenas 5 anos de idade, para contar histórias do seu dia a dia. Aos 16 anos, começou a publicar as tiras do Cabeça Oca no Jornal O Popular, Jornal do Tocantins e Jornal de Brasília.

O assessor de Cultura Hélio Martins explica que a programação foi pensada para que as crianças possam aproveitar ao máximo o espaço de leitura e “voar no mundo da imaginação”, por meio da literatura infantil. “Fizemos tudo pensando em nosso público infantil, que gosta de estar no parque e desfrutar da contação de histórias e da oficina de leitura livre”, afirma.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Peça “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” chega ao Brasil em 2025

A peça teatral “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, continuação oficial da saga criada por J.K. Rowling, será apresentada no Brasil no próximo ano, segundo informações divulgadas pela Folha. O anúncio oficial da montagem brasileira está previsto para esta segunda-feira, 16.

Desde sua estreia em 2016, no West End, em Londres, a produção já passou por diversas cidades ao redor do mundo, incluindo Nova York, Tóquio e Hamburgo. Atualmente, está em cartaz na Broadway e em turnê nos Estados Unidos, com apresentações previstas em Los Angeles, Chicago e Washington.

A trama, ambientada quase 20 anos após os eventos de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, acompanha os filhos de Harry Potter e Draco Malfoy, Alvo Severo Potter e Escórpio Malfoy. Juntos, os jovens utilizam viagens no tempo para tentar reverter eventos do passado, mas acabam causando rupturas temporais que levam à ressurreição de Voldemort e alteram a existência de seus familiares.

O roteiro da peça foi criado por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany. Apesar de nunca ter sido adaptada para o cinema, sua história foi publicada em formato de livro pela editora Rocco, permitindo que fãs de todo o mundo conhecessem os desdobramentos da saga.

“Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” é a peça não musical de maior bilheteria da história da Broadway, acumulando mais de US$ 330 milhões (cerca de R$ 2 bilhões). Além disso, conquistou prêmios como o Olivier Awards e o Tony Awards, sendo consagrada em ambas as premiações como a melhor peça teatral.

Apesar de críticas por incoerências narrativas em relação aos livros originais, a obra continua a ser um marco no universo de Harry Potter, atraindo multidões e consolidando-se como um sucesso global.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp