A Prefeitura de Goiânia, por intermédio da a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), promove, neste sábado, 20, no Parque Mutirama, evento especial em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado na última quinta-feira, dia 18 de abril.
Na programação deste sábado estão previstos contação de histórias, bate papo com escritores, doações de livros e muita animação.
A programação começa junto com a abertura do parque, às 10h, a qual terá a participação dos personagens da Turma do Cabeça Oca, recepcionando as crianças e levando animação para o público presente.
Dando continuidade ao evento, às 11h, na tenda “Kids & Família” será realizada a contação de histórias com a escritora Liliane Tosta. No mesmo espaço terá também a oficina de desenhos livres, voltada para as crianças e suas famílias.
Liliane Tosta é professora de crianças na Rede Municipal de Ensino em Goiânia, mestre em Ensino na Educação Básica (CEPAE-UFG), contadora de histórias (Gwaya-UFG) e escritora de literatura infantil. Ela possui três livros publicados de forma independente: “Os Brinquedos de Isabel” (2020), “Buáááááááá” (2022), e “As caretas de Dajan” (2023).
” Minha vida sempre foi colorida com as pinceladas da imaginação e ludicidade do universo infantil. Falar a linguagem da infância sempre foi uma necessidade profissional. Mas foi contando histórias que percebi que a literatura infantil é universal, e toca o coração de adultos e crianças,” pontua a escritora.
Já a Turma do Cabeça Oca é do goiano Christie Queiroz. Ele criou seu primeiro personagem, o Cabeça Oca, quando tinha apenas 5 anos de idade, para contar histórias do seu dia a dia. Aos 16 anos, começou a publicar as tiras do Cabeça Oca no Jornal O Popular, Jornal do Tocantins e Jornal de Brasília.
O assessor de Cultura Hélio Martins explica que a programação foi pensada para que as crianças possam aproveitar ao máximo o espaço de leitura e “voar no mundo da imaginação”, por meio da literatura infantil. “Fizemos tudo pensando em nosso público infantil, que gosta de estar no parque e desfrutar da contação de histórias e da oficina de leitura livre”, afirma.