Prefeitura de Goiânia criará comitê para combate à Covid-19 

Na tarde desta sexta-feira, 19, o secretário municipal de Saúde, Dr. Durval Pedroso, apresentou panorama das medidas de combate à pandemia da Covid-19 em Goiânia. A apresentação foi realizada durante reunião convocada pelo prefeito Rogério Cruz com o secretariado para discutir as propostas da nota técnica publicada no dia 16 pelo governo do Estado.

O secretário Durval Pedroso pediu a planilha de dados para analisar quais elementos foram usados para elaboração da nota. Outros pontos verificados serão a gestão eficiente dos leitos de UTI, fiscalização e acompanhamento dos casos por região. Após a análise, deve ser elaborado um decreto por parte da Prefeitura de Goiânia com novas diretrizes para o combate à Covid-19 na capital. 

A decisão de não publicar um decreto imediatamente foi devido a necessidade de analisar a situação especificamente em Goiânia. Por sugestão de Durval Pedroso, o comitê de trabalho foi criado e deve trazer dados sólidos sobre cada área para estruturar a elaboração do decreto até a próxima segunda-feira, 22.

Ações de combate à pandemia

Devido a gravidade do momento, a Prefeitura de Goiânia declara que o município já tem adotado restrições mais duras. Entre elas o fechamento de bares e restaurantes a partir das 23 horas, o funcionamento de academias e quadras esportivas com 30% da capacidade. Assim como a abertura de 52 novos leitos de UTI para atender pacientes de Covid-19. 

Além disso, equipes da Vigilância Sanitária realizaram, desde 27 de janeiro, a fiscalização de 396 estabelecimentos, dentre os quais 76 foram autuados e fechados. De acordo com Dr. Durval Pedroso, as principais ocorrências foram aglomerações, não uso de máscaras, funcionamento irregular ou fora do horário. 

Fiscalização

A Central de Fiscalização Covid-19 segue neste final de semana com a fiscalização de estabelecimentos de Goiânia. Equipes saem às 21 horas desta sexta-feira, 19, de quatro Batalhões da Polícia Militar (BPM), distribuídos pela capital, para fiscalizar o cumprimento da lei seca e dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, assim como, evitar aglomerações.

No domingo, 21, a fiscalização acontece através do plantão de denúncias. As denúncias podem ser feitas pelo cidadão por meio do aplicativo “Prefeitura 24 horas”. 

Foto: Prefeitura de Goiânia

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp