Press "Enter" to skip to content

Prefeitura de Goiânia desenvolve atividades e oficinas laborais com pessoas idosas

Última atualização 16/07/2023 | 14:58

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), oferta atividades e oficinas laborais para pessoas idosas na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Parque Atheneu. As atividades ocorrem todas as quartas-feiras das 13h30 às 16h.

A ação é feita sob gestão da coordenadora Cinthia Fonseca Costa, por meio do Grupo Vida. A educadora social Valéria Morais, a assistente administrativa Anete Alves e o supervisor Lucas de Andrade fazem parte da equipe que integra a unidade do Parque Atheneu.

São desenvolvidas diversas atividades como pintura em panos de prato, crochês, informações sobre o direito e deveres do idoso, rodas de conversa, e jogos alternativos como bingo. Após as oficinas, é ofertado um lanche balanceado, com trocas de experiências.

Na última quarta-feira (12/07), o Cras aproveitou para celebrar o aniversário de algumas integrantes do grupo com um lanche especial.

Para a coordenadora Cinthia, as ações desenvolvidas pelo Grupo Vida mostram a importância do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) disponibilizado pela Prefeitura, por meio da Sedhs.

O SCFV oferta atividades de maneira contínua com o objetivo de promover a convivência, a defesa de direitos e o desenvolvimento de capacidades das pessoas beneficiadas.

A coordenadora aponta que durante nosso ciclo de vida, experimentamos diversas mudanças. “Na velhice não é diferente e nesta fase, de modo especial, as mudanças são bastante significativas. Em muitos casos, as pessoas idosas experimentam o isolamento familiar, o sentimento de inutilidade, a falta de paciência, a não aceitação das próprias limitações e maior tempo ocioso. A convivência social permite a interatividade, a troca de experiências e a integração”, pontua Cinthia.