Press "Enter" to skip to content

Prefeitura de Goiânia disponibiliza atendimento de urgência e emergência em 18 unidades de saúde

Última atualização 09/11/2023 | 08:43

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça seu compromisso com a saúde da população ao disponibilizar atendimento de urgência e emergência em 18 unidades de saúde na Capital. Entre essas unidades, 13 são específicas para adultos, sendo que quatro delas oferecem também atendimento pediátrico. Além disso, há uma unidade dedicada ao atendimento psiquiátrico, outra para casos ortopédicos e três maternidades. O objetivo da gestão municipal é garantir assistência abrangente e especializada.

O atendimento nessas unidades é realizado conforme a classificação de risco, com prioridade aos casos de maior gravidade. Entre os sintomas que devem levar os cidadãos a buscarem essas unidades estão problemas de pressão, quedas com suspeita de fratura, febre alta, cólicas renais, falta de ar intensa, convulsões, dores no peito e vômitos constantes. Para melhor diagnosticar e tratar essas condições, as unidades contam com raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação.

O titular da SMS, Wilson Pollara, destaca a importância de saber quando procurar as unidades de urgência e emergência. “Quando se trata de sintomas leves, como tosse, nariz escorrendo ou febre baixa, o cidadão pode e deve ser atendido nas unidades da atenção primária. Se os sintomas forem mais intensos, é apropriado recorrer às Unidades de Pronto Atendimento”, explica.

A Rede Municipal de Saúde conta com cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), seis Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), dois Centros Integrados de Atenção Médico-Sanitária (Ciams), três maternidades, o Pronto-Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc e o Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof). Todas essas unidades estão diretamente conectadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), à rede hospitalar de Goiânia e à Central de Regulação do Município, com a garantia de uma resposta ágil e coordenada para as necessidades dos pacientes.

Atenção Primária

Além das unidades de urgência e emergência, a Atenção Primária é uma porta de entrada fundamental na Rede Municipal de Saúde, proporcionando consultas médicas, odontológicas, enfermagem, além do acompanhamento de idosos, crianças e gestantes. Nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centros de Saúde (CSs) são atendidos casos como gripe, tontura, dor abdominal, mal-estar, diarreia, vômito e conjuntivite, bem como hipertensão e diabetes.

Atualmente, a Rede de Atenção Primária conta com 75 unidades, sendo 53 USFs e 21 CSs, onde são também são ofertadas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), compostas por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Pediatria

O atendimento pediátrico de urgência e emergência em Goiânia é realizado de forma descentralizada em quatro unidades de saúde da Capital, sendo duas delas com funcionamento 24 horas por dia e outras duas com atendimento das 7h às 19h. Para isso, as quatro unidades de saúde que oferecem o atendimento especializado em pediatria estão localizadas nas regiões de Campinas/Centro, Leste, Sudoeste e Noroeste.

Dessas, duas unidades oferecem atendimento 24 horas: o Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Campinas, em Campinas, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Paulo de Siqueira Garcia, na Chácara do Governador. Além delas, duas UPAs mantêm o atendimento pediátrico todos os dias da semana, das 7h às 19h. São elas: a UPA Dr. João Batista de Sousa Júnior, no Residencial Itaipú, e UPA Maria Pires Perillo, no Jardim Curitiba I.

Confira as unidades de pronto-atendimento 24 horas em Goiânia:

Adulto

  • Cais Amendoeiras: Avenida Francisco Ludovico de Almeida, Quadra 24 – Parque das Amendoeiras
  • Cais Bairro Goiá: Avenida Santa Maria, s/n – Bairro Goiá
  • Cais Cândida de Morais: Avenida Perimetral Norte, 11.380 – Setor Cândida de Morais
  • Cais Campinas: Avenida do Povo, s/n – Setor dos Funcionários
  • Cais Finsocial: Rua VF-66, s/n – Vila Finsocial
  • Cais Vila Nova: Avenida Industrial, Quadra D-13, s/n – Setor Leste Vila Nova
  • Ciams Novo Horizonte: Rua Engenheiro José Martins, Quadra 55, s/n – Setor Novo Horizonte
  • Ciams Urias Magalhães: Rua Guajajaras, s/n – Setor Urias Magalhães
  • UPA Dr. Domingos Viggiano (UPA Jardim América): Praça C-201, s/n – Jardim América
  • UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia (UPA Chácara do Governador): Avenida Padre Monte, s/n – Chácara do Governador
  • UPA Maria Pires Perillo (UPA Noroeste): Rua JC-22, com a Rua JC-27, s/n – Jardim Curitiba I
  • UPA Dr. João Batista de Sousa Júnior (UPA Itaipú): Avenida Rio Vermelho, com a Rua I-19, Residencial Itaipú
  • UPA Novo Mundo: Avenida New York, 667 – Jardim Novo Mundo

Atendimento 24 Horas

  • Cais de Campinas: Avenida do Povo, Lote Área, s/n – Campinas
  • UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia: Avenida Padre Monte com a Rua L-13, Lote 12, s/n – Chácara do Governador
    Atendimento das 7h às 19h
  • UPA Dr. João Batista de Sousa Júnior (UPA Itaipú): Avenida Rio Vermelho com a Rua RI-19, Quadra 14 – Residencial Itaipú
  • UPA Maria Pires Perillo (UPA Noroeste): entre as ruas JC-22, JC-27 e 27-A, s/n – Jardim Curitiba I

Atendimento Psiquiátrico

  • Pronto-Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc: Avenida C-107, Quadra 310, 3.333 – Jardim América

Atendimento em Ortopedia

  • Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof): Rua 17, com a Rua 2, Quadra 23, 18 – Setor Aeroviário

Maternidades

  • Hospital e Maternidade Dona Iris: Alameda Emílio Póvoa, 165 – Vila Redenção
  • Maternidade Nascer Cidadão: Avenida Oriente, Área 9, s/n – Jardim Curitiba I
  • Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara: Avenida Senador Canedo, 1.031, Conjunto Vera Cruz I