Goiânia disponibiliza três postos de vacinação antirrábica para animais

Prefeitura de Goiânia disponibiliza três postos de vacinação antirrábica para animais

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza três postos de vacinação antirrábica para cães e gatos durante todo o ano. Objetivo é dar à população oportunidade de imunizar bichos de estimação em datas alternativas à campanha anual, que ocorre em setembro

Os donos dos pets podem procurar o Centro de Zoonoses, o Centro de Saúde e Bem-Estar Animal e a Escola de Veterinária da UFG. Este último funciona em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Podem ser vacinados cães e gatos acima de três meses de vida, que estejam saudáveis. As fêmeas gestantes e lactantes deverão aguardar a desmama dos filhotes para serem vacinadas. A vacina é gratuita, e caso o tutor tenha acima de cinco animais é necessário o agendamento para que a vacinação seja feita na residência.

“A vacina antirrábica é a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis, e quanto maior é o índice de vacinação, maior é a proteção dos animais e nossa também”, destaca o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

A raiva é uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) que evolui de forma bem rápida, levando à morte em quase 100% dos casos.

Em Goiânia, o último caso de raiva canina foi em 2000, e de raiva humana em 1999. Em 2022, ocorreram dois casos de raiva em gatos, causados pela variante da doença em morcego.

Índice de vacinação nas últimas campanhas de vacinação antirrábica:

-2021: 126.031 (73,21% de cobertura vacinal).
-2022: 116.179 (67,4% de cobertura vacinal)

Confira os endereços e horários de atendimento:

– Centro de Zoonoses: Rodovia GO-020, Km 08 – Fazenda Vale das Pombas: Todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo, com plantão 24 horas.

– Centro do Bem- Estar Animal: Avenida José Martins Guerra – Jardim Balneário Meia Ponte – segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

– Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG – Rodovia Goiânia – Nova Veneza, km 8, Campus Samambaia. De segunda-feira a quintas-Feira: 8h às 12h, e 13h às 17h. Sexta-feira: 13h às 17h.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

PM de Goiás apreende motos de jovens envolvidos em ‘rolezinhos’ no Natal

A Polícia Militar de Goiás apreendeu 17 motocicletas durante uma operação realizada na véspera de Natal em Goiânia. Os veículos pertenciam a um grupo envolvido em um “rolezinho” no Setor Pedro Ludovico. Entre os detidos, estavam três adultos e um menor de idade.

Segundo o Comando de Policiamento da Capital (CPC), imagens divulgadas nas redes sociais mostraram motociclistas trafegando em alta velocidade e utilizando veículos irregulares, como motos sem placas e retrovisores, além de realizarem manobras perigosas. Durante a abordagem, apenas um dos jovens possuía habilitação.

Ações em outras cidades
A PM também realizou operações similares em outras cidades de Goiás. Em Anápolis, oito motocicletas foram apreendidas na quarta-feira, 25, após denúncias de um novo “rolezinho” sendo organizado na região.

Já em Goianésia, quatro motos sem placas e com documentos atrasados foram recolhidas durante um evento semelhante, também na véspera de Natal.

As ações da Polícia Militar buscam coibir práticas irregulares que colocam em risco a segurança no trânsito e garantir a ordem durante as festas de fim de ano.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp