Prefeitura de Goiânia duplica número de castrações na Upavet

Os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento Animal (UPAVet) foram duplicados em junho deste ano. Ao todo, foram 85 cirurgias de castração em cães e gatos. No mês de maio, foram realizados 41 procedimentos. UPAVet é destinada a pets cujas famílias responsáveis comprovarem baixa renda.

No segundo mês de operação da unidade, após a ampliação do local, os procedimentos cirúrgicos totalizaram 176, entre castrações, cirurgias simples e mais complexas.

“É um resultado gratificante e retrata como as políticas de bem-estar animal adotadas estão trazendo benefícios para toda população animal. A intenção é ampliar o atendimento e garantir cada vez mais o controle populacional de cães e gatos na capital”, afirma o presidente da Amma, Luan Alves.

De acordo com a Superintendência de Bem-Estar Animal, localizada no Jardim Balneário Meia Ponte, a UPAVet também realizou 422 atendimentos diários em junho, como consultas com clínico geral e emergência, diagnóstico de imagem, consulta com neurologista e bioquímica.

“O balanço retrata uma nova realidade de Goiânia, uma mudança completa na forma como a cidade lida com os animais. Hoje, os cães e gatos fazem parte da família, e priorizar esse cuidado de forma humanizada é garantir que os bichinhos tenham um futuro saudável, sem abandono, e que sejam bem cuidados pelos seus tutores e pelo poder público”, destaca o presidente da Amma.

O atendimento na UPAVet ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. A entrega de senhas para triagem ocorre das 7h às 8h e das 13h às 14h. São oferecidas castração para cães e gatos e consultas com especialistas em oftalmologia e neurologia, além das consultas ambulatoriais.

Para receber atendimento, o tutor do animal deve apresentar na recepção, para fins de cadastro, os seguintes documentos: cópia do CadÚnico, comprovante de endereço e documentos pessoais, como CNH ou carteira de identidade. O telefone para contato é: (62) 3291-2202.

Às segundas-feiras são realizadas consultas com clínico geral e emergência, às terças-feiras consultas com oftalmologista, emergência e castração, às quartas-feiras consultas com clínico geral e diagnóstico de imagem, às quintas-feiras, consulta com neurologista, emergência e castração, e, às sextas-feiras, consultas com clínico geral e bioquímica. Já as cirurgias de castração ocorrem por agendamento às terças-feiras e quintas-feiras, durante todo o dia.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos