A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), assinou, nesta terça-feira, 18, dois termos de cooperação técnica com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo em Goiás (CAU-Go). Os acordos visam instituir uma parceria para fortalecimento da política habitacional e troca de informações na área de fiscalização de edificações.
A assinatura dos documentos ocorreu durante visita do presidente do CAU-GO, Fernando Chapadeiro, e de assessores técnicos da entidade à sede da Seplanh, no Paço Municipal.
Um dos acordos firmados tem por objetivo a realização ações de assistência técnica pública e gratuita às famílias de baixa renda da capital, como a seleção de projetos arquitetônicos voltados à Habitação de Interesse Social, com vistas ao fortalecimento do programa habitacional da gestão do prefeito Rogério Cruz. Além disso, a entidade prestará assessoria à pasta no que diz respeito às legislações e normas inerentes à área de arquitetura e urbanismo.
“Nosso objetivo é, em conjunto com o CAU, buscar projetos que possam fortalecer e ampliar a política habitacional voltada às famílias mais carentes da capital, em atendimento ao que foi solicitado pelo prefeito Rogério Cruz. Queremos, em parceria com o conselho, buscar projetos de moradias que possam ser executados de forma mais célere e com maior qualidade dentro do nosso programa habitacional”, explica o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro.
Em outra vertente, o segundo termo de cooperação assinado tem como foco o aprimoramento da fiscalização de obras e serviços arquitetônicos realizados no município.
“Realizaremos um trabalho conjunto de fiscalização na área de edificações, com a troca de informações entre a Seplanh e o CAU, visando o cumprimento das legislações e normativas inerentes às obras executadas na capital”, afirma Valfran Ribeiro.
“Nós assinamos importantes termos de cooperação visando aprimorar habitação social e a troca de informações acerca da fiscalização, na busca de qualidade de vida da população”, diz o presidente do CAU-GO, Fernando Chapadeiro.
Durante reunião, também foram iniciadas tratativas para a realização de outras parcerias entre a Seplanh e o CAU-GO, com o intuito de atualizar programas da administração municipal, como o Planta Popular, que fornece à população projetos arquitetônicos para construção de moradias a custo zero.