Prefeitura de Goiânia e Hemocentro realizam ação para coletar sangue para gestantes e bebês prematuros

Hemocentro

A Prefeitura de Goiânia, por meio do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), se une ao Hemocentro de Goiás (Hemogo) para realizar uma coleta de sangue para gestantes e bebês, nesta sexta-feira, 17, das 8h às 16h, na área externa da unidade, localizada na Alameda Emílio Póvoa, 165, na Vila Redenção. A ação tem como objetivo reforçar os estoques da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) e está entre as atividades em celebração do Novembro Roxo, mês de atenção à prematuridade.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Wilson Pollara, fala da importância da ação. “A doação de sangue é um gesto de extrema nobreza, é a pessoa dando o seu sangue para a outra, e quando se trata de um prematuro então, nem se fala, é você ajudando a salvar uma vida. Então, convidamos todos aqueles que podem para que atendam a esse chamado do município”, conclama.

Supervisora da Agência Transfusional do HMDI, Herika Isabella da Costa destaca que de janeiro a outubro de 2023 foram utilizadas 559 bolsas de sangue na unidade municipal. “Esses hemocomponentes são utilizados para atender tanto as puérperas, como pacientes de cirurgia eletivas ou de urgência, quanto os bebês. Das 559 bolsas utilizadas, 209 foram para atender bebês prematuros da UTI neonatal”, conta.

A supervisora explica que a transfusão nos bebês ocorre, por exemplo, para corrigir a anemia, que é comum em bebês prematuros; dificuldade respiratória; distúrbios de coagulação e até casos graves como na doença hemolítica do recém-nascido, que muitas vezes requer a “troca” de todo o sangue do bebê pelo sangue de um doador.

“Entendemos a importância da doação para os nossos pacientes, por isso realizamos coletas periódicas aqui na unidade, em parceria com o Hemocentro, que é o responsável por nos fornecer os hemocomponentes para o HMDI. Em virtude da alta demanda do consumo de sangue em prematuros, escolhemos esta data, de alusão ao Dia Mundial da Prematuridade – 17 de novembro, para realizar esta ação”, destaca Herika.

Novembro é considerado o mês internacional de sensibilização para a prematuridade, sendo reconhecido mundialmente como “Novembro Roxo” – a cor simboliza a sensibilidade e a individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros.
Interessados em fazer uma doação de sangue, ou se cadastrar como doador de medula óssea, durante a ação no HMDI, podem agendar um horário pelo telefone (62) 3956-8871.

Quem pode doar sangue?

Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessário uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para a vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. Também é importante que o voluntário tenha dormido bem, pelo menos seis horas na noite anterior, esteja alimentado e não tenha fumado nas últimas duas horas. Após o almoço também é preciso aguardar duas horas para realizar a coleta, e se hidratar bem.

Já para se cadastrar como um doador de medula óssea, é necessário atender aos seguintes requisitos: ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico, e o cadastro pode ser feito durante a doação de sangue.

Prefeitura de Goiânia, Hemocentro, ação, coletar sangue, gestantes, bebês prematuros,

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Caiado e primeira-dama celebram avanços e reforçam compromisso com o Estado

Em uma mensagem especial divulgada nas redes sociais nesta terça-feira, 24, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado celebraram as conquistas de 2024 e reafirmaram o compromisso de continuar transformando Goiás em um estado modelo para o Brasil.

O casal destacou os avanços em diversas áreas e agradeceu a confiança da população, refletida na expressiva aprovação da gestão do governador, que alcançou 88%, o maior índice entre os governadores do país. “E não vamos nos acomodar. Em 2025, vamos ainda mais longe”, garantiu Caiado.

Enfatizando o espírito natalino de união, esperança e fé, Caiado iniciou a mensagem com um agradecimento: “Gracinha e eu estamos aqui hoje para agradecer a Deus por tantas bênçãos, por cuidar de nossa família e nos permitir cuidar da família de cada um dos 7 milhões de goianos”, enalteceu.

Crescimento e desenvolvimento do Estado

Gracinha celebrou o contínuo crescimento do Estado em todas as áreas. “O trabalho que iniciamos em 2019 não apenas se consolidou, mas superou todas as expectativas. Goiás hoje é o estado número 1 do Brasil. Juntos, alcançamos resultados que ficarão marcados na história”, afirmou. Ela, que também é coordenadora do Goiás Social, citou a liderança do estado na redução da pobreza e na geração de empregos, com a renda dos goianos superando a média nacional. “Goiás cuida de quem mais precisa e cria condições para que as pessoas possam melhorar de vida”, declarou Gracinha.

Caiado mencionou alguns dos principais feitos da atual gestão. “Goiás tem hoje a melhor educação do Brasil, ocupando o primeiro lugar no Ideb. O Programa Bolsa Estudo fez Goiás ser o estado que mais reduziu a evasão escolar. Avançamos na regionalização da saúde, com oito novos hospitais, seis policlínicas e mais leitos de UTI em todas as regiões. Continuamos sendo o estado mais seguro do Brasil e somos o estado número um em transparência, isso é respeito ao dinheiro público”, elencou.

Complexo Oncológico de Referência

Goiás estado modelo

Sobre o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), Caiado evidenciou que começará a funcionar no primeiro semestre do ano que vem. “O primeiro hospital público para tratamento de câncer infantil está se tornando realidade. Em março de 2025, o corpo clínico começa a se instalar e fazer os primeiros atendimentos”, projetou.

Natal do Bem e Festividades

Gracinha destacou o sucesso do Natal do Bem. “Goiás tem hoje o maior Natal gratuito do Brasil, uma festa mágica que traduz o verdadeiro sentido natalino. Também entregamos meio milhão de brinquedos, trazendo mais alegria às crianças de todos os 246 municípios do estado”, lembrou a coordenadora do Goiás Social.

“Agradecemos a cada um que esteve conosco e reafirmamos o compromisso de continuar trabalhando juntos por nosso querido estado de Goiás”, completou Caiado. O casal declarou que as festividades de fim de ano trazem união entre as famílias, amor e fé. “Que o Espírito de Natal nos inspire a sonhar mais, fazer mais e realizar mais”, conclamou Gracinha. “Um feliz Natal e um ano novo abençoado”, disseram.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp