Press "Enter" to skip to content

Prefeitura de Goiânia entrega carteira interestadual da pessoa idosa

Última atualização 26/07/2023 | 10:46

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), promoveu, na manhã desta terça-feira, 25, o Bingão da unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Isaura, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), onde os usuários são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais.

A atividade abrangeu cerca de 30 pessoas idosas com muitas brincadeiras, brindes e interatividade. Na oportunidade, foram entregues as carteiras interestaduais da pessoa idosa, que é uma das formas de comprovação de renda para acessar o direito do acesso a transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo) ou desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos. O documento pode ser utilizado em todo território nacional e deve ser aceito por todas as empresas de transportes.

Para a coordenadora da unidade, Luciana Lemos, o encontro possibilita adquirir experiências novas, além de trazer facilidade para a mobilidade das pessoas idosas. “O objetivo é realmente tornar o acesso ao transporte o mais fácil e acessível possível. E ainda, temos um dia de descontração, entrega de brindes e muitas brincadeiras em grupo”, pontua.

Como adquirir a Carteira da Pessoa Idosa

A Carteira da Pessoa Idosa poderá ser emitida por meio do endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/ ou nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Para solicitar a carteira, é necessário que a pessoa esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais e tenha idade mínima de 60 anos. Também é preciso renda individual mensal de até dois salários mínimos.