Prefeitura de Goiânia entrega cobertores para unidades de assistência social

Prefeitura de Goiânia entrega cobertores para unidades de assistência social

A Prefeitura de Goiânia realizou, na tarde desta quarta-feira, 14, entrega de cobertores para os 15 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os 11 Núcleos de Assistência Social (NAS) do município. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), tem como objetivo a preparação para a chegada de frente fria na capital goiana nos próximos dias.

Na sede da Sedhs, localizada no Setor Aeroporto, os coordenadores das unidades de CRAS e NAS receberam os cobertores, que serão redistribuídos para as pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas por essas instituições. “A medida visa fornecer suporte às famílias já cadastradas, durante o período de baixas temperaturas, garantindo-lhes condições adequadas para enfrentar o frio”, afirmou a titular da Sedhs, Maria Yvelônia.

Além das famílias que são assistidas pelas unidades de assistência social em Goiânia, a ação vai beneficiar, ainda, pessoas em situação de rua acompanhadas pelas equipes de abordagem da Sedhs que, em escala de plantão, distribuirão cobertores. Atualmente, mais de 1,8 mil pessoas encontram-se em situação de extrema vulnerabilidade na capital, e todas elas serão beneficiadas.

“Essa ação de distribuição de cobertores representa um marco nas ações estruturais e emergenciais que visam atender as populações vulneráveis de todas as cinco regiões da capital”, observa a secretária Maria Yvelônia, ao acrescentar que a iniciativa também reforça o compromisso da administração municipal em buscar soluções para a problemática da população em situação de rua, por meio da integração entre diferentes órgãos e instituições sociais.

Durante a cerimônia, a primeira-dama Thelma Cruz ressaltou a importância de ações como essa para garantir o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Estamos trabalhando para oferecer suporte e assistência às pessoas que mais precisam, especialmente em momentos de baixas temperaturas. Essa entrega de cobertores é um passo importante para garantir um mínimo de conforto e proteção às pessoas em situação de rua”, afirmou a primeira-dama.

Em nome dos coordenadores das unidades de assistência social, a responsável pelo Cras Novo Mundo, Margareth Maria de Oliveira, lembrou que, com a chegada iminente da frente fria, é essencial que medidas como essa sejam tomadas para minimizar os impactos das baixas temperaturas sobre aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. “A distribuição dos cobertores demonstra um esforço conjunto para enfrentar o desafio e garantir que ninguém fique desamparado durante as condições climáticas adversas na nossa cidade”, frisou.

Relação de Cras em Goiânia

Baliza – Rua BL-11, Conjunto Baliza
Canaã – Rua Langendofer, Vila Nova Canaã
Capuava – Rua Borba Gato, Bairro Capuava
Cerrado – Rua Flor da Noite, Jardim Cerrado III
Curitiba – Avenida JC-22, Jardim Curitiba II
Floresta – Avenida da Conquista, Bairro Floresta
Isaura – Rua 09, Vila Isaura
Novo Mundo – Praça Washington Luiz, Jardim Novo Mundo
Colorado/Primavera – Avenida do Contorno, Jardim Colorado
Real Conquista – Rua RC-10, APM 10, Residencial Real Conquista
Recanto das Minas Gerais – Rua SR-01, Chácara 07, Recanto das Minas Gerais
Recanto do Bosque – Rua RB-20, APM 26, Residencial Recanto do Bosque
Redenção – Rua R-07, esquina com Alameda Jardim Botânico, Vila Redenção
União – Rua U-47, Vila União
Vera Cruz – Avenida Leopoldo de Bulhões, Conjunto Vera Cruz II

Unidades de NAS em Goiânia

Aroeiras – Avenida das Aroeiras, Jardim das Aroeiras
Aruanã – Rua AP-04, Conjunto Residencial Aruanã II
Esplanada dos Anicuns – Rua São Gotardo – setor Esplanada dos Anicuns
Finsocial – Rua VF-42, Praça 31, Vila Finsocial
Goiá – Rua Padre Benedito Dias, Bairro Goiá
Guanabara – Rua GB-19, Jardim Guanabara II
Novo Horizonte – Avenida Maurício Gomes, Vila Novo Horizonte
Oriente Ville – Rua Dr. Ronan Rodrigues Silva, setor Oriente Ville
Parque Atheneu – Rua 2012, Parque Atheneu
Pedro Ludovico – Praça Central, setor Pedro Ludovico
Santo Afonso – Rua Princesa Isabel, Vila Aurora Oeste

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hugo destaca avanço em cirurgias endoscópicas com melhorias e investimentos

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do governo do Estado gerida pelo Hospital Israelita Albert Einstein desde junho deste ano, realizou no final de novembro sua primeira cirurgia endoscópica da coluna vertebral. Essa técnica, agora prioritariamente utilizada nos atendimentos de urgência e emergência, é minimamente invasiva e representa um avanço significativo no tratamento de doenças da coluna vertebral, proporcionando uma recuperação mais rápida e menores riscos de complicações pós-cirúrgicas.

Segundo o coordenador da ortopedia do Hugo, Henrique do Carmo, a realização dessa técnica cirúrgica, frequentemente indicada para casos de hérnia de disco aguda, envolve o uso de um endoscópio. Este equipamento, um tubo fino equipado com uma câmera de alta definição e luz LED, transmite imagens em tempo real para um monitor, iluminando a área cirúrgica para melhor visualização. O tubo guia o endoscópio até a área-alvo, permitindo uma visão clara e detalhada das estruturas da coluna, como discos intervertebrais, ligamentos e nervos.

“Quando iniciamos a gestão da unidade, uma das preocupações da equipe de ortopedia, que é uma especialidade estratégica para nós, foi mapear e viabilizar procedimentos eficazes já realizados em outras unidades geridas pelo Einstein, para garantir um cuidado mais seguro e efetivo dos pacientes”, destaca a diretora médica do hospital, Fabiana Rolla. Essa adoção da técnica endoscópica é um exemplo desse esforço contínuo.

Seis meses de Gestão Einstein

Neste mês, o Hugo completa seis meses sob a gestão do Hospital Israelita Albert Einstein. Nesse período, a unidade passou por importantes adaptações que visam um atendimento mais seguro e de qualidade para os pacientes. Foram realizados 6,3 mil atendimentos no pronto-socorro, mais de 6 mil internações, mais de 2,5 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 900 atendimentos a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A unidade passou por adequações de infraestrutura, incluindo a reforma do centro cirúrgico com adaptações para mitigar o risco de contaminações, aquisição de novas macas, implantação de novos fluxos para um atendimento mais ágil na emergência, e a reforma da Central de Material e Esterilização (CME) para aprimorar o processo de limpeza dos materiais médico-hospitalares.

Hoje, o Hugo também oferece um cuidado mais humanizado, tanto aos pacientes como aos seus familiares. A unidade implementou um núcleo de experiência do paciente, com uma equipe que circula nos leitos para entender necessidades, esclarecer dúvidas, entre outras atividades. Além disso, houve mudança no fluxo de visitas, que agora podem ocorrer diariamente, com duração de 1 hora, em vez de a cada três dias com duração de 30 minutos.

Outra iniciativa realizada em prol dos pacientes foi a organização de mutirões de cirurgias, visando reduzir a fila represada de pessoas internadas que aguardavam por determinados procedimentos. Essa ação viabilizou a realização de mais de 32 cirurgias ortopédicas de alta complexidade em um período de dois dias, além de 8 cirurgias de fêmur em pacientes idosos. Todos os pacientes beneficiados pelos mutirões já tiveram alta hospitalar.

Plano de investimentos para 2025

Para o próximo ano, além do que está previsto no plano de investimentos de R$ 100 milhões anunciado pelo Governo de Goiás, serão implantadas outras melhorias de fluxos e processos dentro das atividades assistenciais. Isso inclui processos preventivos de formação de lesões por pressão, otimização de planos terapêuticos, cirurgias de emergência mais resolutivas, e outras ações que visam aprimorar o cuidado dos pacientes.

O hospital também receberá novos equipamentos, como o tomógrafo doado pelo Einstein para melhorar o fluxo de pacientes vítimas de trauma e AVC, e um robô de navegação cirúrgica.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp