Prefeitura de Goiânia garante acesso aos serviços da Comurg com teleatendimento 24h

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), oferece seis canais digitais e uma central de teleatendimento com ouvidoria para dinamizar o contato com o cidadão e aproximar a população da gestão pública.

Por meio dos canais, a população pode verificar a frequência dos serviços em seu bairro, fazer solicitações, reclamações, sugestões, elogios e informar ações. Avisos de queda de árvores e agendamento do Cata-treco são alguns dos exemplos de serviços disponíveis pelas ferramentas de comunicação direta com o cidadão.

“Estamos presentes em todas as regiões da cidade com mais de 30 serviços de limpeza pública, paisagismo e urbanização. O cidadão pode nos contatar para saber o circuito da coleta seletiva ou solicitar uma manutenção na praça, por exemplo”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges, ao frisar que as demandas da sociedade contribuem com o planejamento do órgão.

Os serviços por meio do teleatendimento funcionam 24 horas. Já nos canais digitais, as respostas são dadas em horário comercial. O ouvidor-geral da Comurg, Cleber Cleiton de Oliveira, explica que após a recepção do pedido, “ele é encaminhado ao departamento responsável, onde é gerado um número de protocolo para que o solicitante acompanhe a realização dos trabalhos”.

Cleber ressaltou que, somente em janeiro deste ano, mais de 10 mil solicitações foram recebidas pelas centrais de atendimento para os diversos serviços. Destas, quatro mil referentes ao Cata-treco, cerca de 100 de árvores caídas e 94 denúncias sobre descarte irregular de lixo em lotes. “Ampliar as maneiras de comunicar com a população resulta em efeitos positivos à gestão, pois aproxima o cidadão do poder público”, finaliza Alisson.

Confira os canais disponíveis da Comurg para Atendimento ao Cidadão:

• Central de Atendimento (todos os dias da semana, 24 horas): (62) 3524-8555
• Ouvidoria: (62) 3524-2463
• WhastApp: (62) 98596-8555
• Aplicativo: Prefeitura 24h (disponível gratuitamente nos sistemas iOS e Android)
• Instagram: @comurggoiania
• Twitter: @comurggyn
• Facebook (página): www.facebook.com/comurg
• Youtube: @imprensacomurg

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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