Prefeitura de Goiânia intensifica limpeza na 44 devido ao aumento de público

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), elaborou uma programação especial de limpeza na Região da 44 devido ao aumento da geração de lixo causada pelo volume de pessoas e do comércio neste mês de dezembro. Para a ação, dezenas de servidores estão envolvidos na ação nos períodos diurno e noturno e incluem varrição, catação, coleta seletiva, coleta orgânica e remoção de entulhos.

Para otimizar o trabalho da Companhia, os servidores da varrição ensacam o lixo e deixam nos canteiros para que a equipe do caminhão coletor faça o recolhimento. “É importante que o comerciante e as pessoas que fazem compras não joguem as embalagens nas calçadas. Essa é uma atitude simples, mas que denota educação e cuidado com nossa cidade”, destaca o presidente da Comurg, Alisson Borges, ao enfatizar a importância da população em separar o que possa ser reaproveitado, que será entregue às cooperativas de reciclados.

O presidente Alisson Borges ainda destaca que devido à quantidade de resíduos retirados pela equipe de varrição, eles são ensacados e colocados nas proximidades dos canteiros para que em seguida o caminhão possa recolher. “Por isso, é importante a preservação do material até que a equipe responsável complete o serviço. Precisamos que não mexam nos sacos, pois tal atitude prejudica a execução do trabalho e polui o ambiente”, pondera.

Lixeiras

Nesta época do ano, o aumento da geração de lixo na Região da 44 é considerado normal, mesmo com o constante fluxo de pessoas para as compras de fim de ano. Pensando em melhorar ainda a limpeza urbana, recentemente, a Comurg instalou 100 lixeiras nas dependências da Praça do Trabalhador e em vias da região, com o objetivo do cidadão que frequenta o local possa colaborar com a limpeza e não jogue lixo na rua.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos