Press "Enter" to skip to content

Prefeitura de Goiânia investe R$ 1 milhão em obras de manutenção de prédios da Secult

Última atualização 09/04/2023 | 14:33

A Prefeitura de Goiânia destina, anualmente, R$ 1 milhão para manutenção e reparo na estrutura dos prédios administrados pela Secretaria Municipal de Cultura. Com a reinauguração em 2022, a Biblioteca Municipal Marieta Telles Machado, na Praça Universitária, e o Centro Livre de Artes (CLA) receberam reparos na estrutura elétrica, hidráulica, pintura geral, piso e forro.

O Museu de Arte de Goiânia (MAG), no Bosque dos Buritis, recebe manutenção geral. Ainda em abril, será a vez da Biblioteca Municipal Cora Coralina, localizada em Campinas. Em seguida, o Grande Hotel. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, as manutenções são resultado de vistorias e monitoramento constante da secretaria.

“Estamos sempre a cuidar de perto dos nossos espaços culturais, para que a população seja recebida da melhor forma. Lutamos muito contra atos de vandalismo, um problema de conscientização social. Mas, aos poucos, investimos em melhorias, e em projetos culturais”, ressalta.

Além da sede, no Parque Atheneu, a pasta administra sete polos culturais: Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, bibliotecas Marieta Telles Machado, e Municipal Cora Coralina, Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, Museu Frei Confaloni, Museu de Arte de Goiânia e o Centro Municipal de Cultura Grande Hotel.

O secretário pontua que muitos são patrimônios culturais de Goiânia e precisam ser avaliados pelo Iphan. “É um trabalho realizado em parceria com técnicos especialistas. Não podemos enviar equipe de manutenção sem que haja inicialmente um estudo prévio do que é possível e permitido fazer no local, pois a conservação da estrutura de forma original é uma exigência”, afirma Zander.

Próxima manutenção

A Biblioteca Municipal Cora Coralina, em Campinas, está fechada temporariamente para que os reparos sejam iniciados na próxima semana. A expectativa, segundo a empresa que executará a manutenção, é que seja concluída o mais breve possível.

“Recentemente, por conta da grande quantidade de chuva, precisamos fazer uma pausa na obra do MAG, por exemplo. Mas, assim seguimos como é possível. Reajustamos os prazos, trabalhamos e procuramos oferecer o melhor. Um pedido do prefeito Rogério Cruz, que me fez quando assumi a Secult, e que lembro diariamente, é para que fosse feito o melhor pela cultura de Goiânia. E é isso que estamos a fazer”, conclui Zander Fábio.