Prefeitura de Goiânia leva serviço de remoção de lixo a 20 bairros nesta segunda-feira, 10

O trabalho de remoção de lixo executado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), chega a 20 bairros nesta segunda-feira ,10. A atual frente de serviço foi iniciada no domingo ,09. A equipe que atua com maquinário pesado passa por setores como Parque Amazonas, Jardim América, Sudoeste, Pedro Ludovico, Alameda Cascavel, Goiânia Viva, Solar Ville e Cidade Jardim, além de regiões adjacentes.

O objetivo é remover resíduos descartados irregularmente em lotes baldios, vias públicas e canteiros utilizando retroescavadeiras, pás-carregadeiras, caminhões truck e tratores, entre outros equipamentos. Em média, a Comurg recolhe diariamente 1,5 mil toneladas de resíduos pela rua da capital, dentre eles, móveis, eletrodomésticos, galhos de árvores, lixo orgânico e restos de construção.

A Comurg mapeou 125 pontos de descarte irregular em 80 bairros de Goiânia. Além da poluição causada, o descarte irregular atrai pragas urbanas como ratos e mosquitos. Vale lembrar que jogar lixo nas ruas e vias públicas é um crime contra o meio ambiente que pode resultar em multa.

A companhia pede à população que use o serviço de Cata-treco, que é gratuito e deve ser agendado, além dos ecopontos que funcionam diariamente das 07h às 22h, e recebe sobras de construção civil, óleo de cozinha, itens inservíveis e pneus.

Serviços


Enquanto maquinários pesados são utilizados pela equipe de remoção da Comurg, serviços de rastelação, varrição, fresamento, raspagem de terra e pintura de meio-fio estão ocorrendo em aproximadamente 140 bairros de Goiânia, como Jardim Aroeira, Orlando de Morais, Urias Magalhães, Recanto do Bosque, Parque Flamboyant, Parque Atheneu, Jardim Novo Mundo, Rio Formoso, Vila Pedroso e Santa Genoveva.

Com planejamento, a Prefeitura disponibiliza equipes de limpeza em todas as regiões da capital, seguindo um cronograma estabelecido de acordo com a demanda e as características de cada bairro.

O Setor dos Funcionários, Centro-Oeste, Jardim Ana Lúcia e Praça Ibiá, são exemplos de localidades que recebem a equipe de pintura de meio-fios, rastelação e poda com roçadeira costal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos