Prefeitura de Goiânia libera agendamento para negociação de débitos

Paço Municipal

A Prefeitura de Goiânia liberou mais de mil vagas para o agendamento de contribuintes inadimplentes com o município parcelarem os seus débitos. O atendimento será feito durante a Semana Nacional da Conciliação, que acontece entre os dias 8 e 12 de novembro nas unidades Atende Fácil e no Paço Municipal. O site para se agendar pode ser acessado clicando aqui.

Os débitos que podem ser negociados são os de IPTU/ITU, ISS e ISTI, além de taxas; contribuições; multas administrativas; por descumprimento de obrigações acessórias; provenientes de contratos, de aluguéis, indenizações, restituições, sentenças judiciais transitadas em julgado, entre outros tipos de créditos não tributários.

Vale ressaltar que as multas de trânsito e outras relacionadas ao combate da pandemia da Covid-19, como de uso de máscaras, não entram em negociação.

O agendamento com interesse no parcelamento pode ser realizado por pessoa física ou jurídica. Para os que vão quitar a dívida a vista, não é necessário se agendar. Confira a lista de documentos e como participar:

Agendamento de Pessoa Física

-Cópia de documento de identificação pessoal (RG, CPF ou CNH);

-Cópia de comprovante de endereço atualizado.

Pessoa Jurídica

-Cópia dos documentos pessoais do titular ou sócio da pessoa jurídica (RG, CPF ou CNH);

-Cópia de comprovante de endereço atualizado do sócio ou do titular da pessoa jurídica;

-Cópia do comprovante de endereço da pessoa jurídica;
-Cópia do ato constitutivo da empresa ou equiparado que permita identificar os responsáveis por sua gestão.

Caso a adesão seja através de uma procuração, é preciso anexar também os seguintes documentos:

-Cópia de documento de identificação pessoal (RG, CPF ou CNH) do representante;

-Procuração com poderes específicos para parcelamento.

Pagamento à vista não é preciso de agendamento e possui desconto

Se preferir quitar o débito a vista, basta emitir o Documento Único de Arrecadação Municipal (Duam). Com essa forma de pagamento, há desconto na multa e nos juros de atraso.

IPTU/ITU, ISTI e Taxas: https://www.goiania.go.gov.br/sistemas/scarr/asp/scarr33000f0.asp

ISSQN e Taxas: https://www.goiania.go.gov.br/sistemas/scarr/asp/scarr30000f0.asp

Gratuidade

Aos que possuem débito ajuizado ou protestado em cartório, podem requerer gratuidade de justiça. O agendamento desse serviço será apenas até o dia 9 de novembro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lula impõe veto ao indulto de Natal para condenados do 8 de janeiro

Lula Impõe Veto ao Indulto de Natal para Condenados do 8 de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o indulto de Natal para os condenados pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, marcando o segundo ano consecutivo em que o benefício é negado aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado. O anúncio foi feito na noite de 23 de dezembro, um dia antes da véspera de Natal, destacando a firmeza do governo em lidar com esses crimes.

Além disso, o indulto não será concedido a condenados por abuso de autoridade e crimes contra a administração pública, como peculato e corrupção passiva. O decreto também exclui aqueles condenados por crimes hediondos, tortura e violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Integrantes de organizações criminosas, condenados em regimes disciplinares diferenciados e aqueles que fizeram acordos de colaboração premiada também estão fora do benefício.

Por outro lado, o indulto será concedido a gestantes com gravidez de alto risco, comprovada por laudo médico. Mães e avós condenadas por crimes sem grave ameaça ou violência também terão direito ao benefício, desde que comprovem ser essenciais para o cuidado de crianças até 12 anos com deficiência.

Saúde e condições especiais

O decreto prevê o perdão da pena para pessoas infectadas com HIV em estágio terminal, ou aquelas com doenças graves crônicas sem possibilidade de atendimento na unidade prisional. Pessoas paraplégicas, tetraplégicas, cegas e portadoras do espectro autista em grau severo também serão beneficiadas.

Este decreto reforça a posição do governo em relação aos atos antidemocráticos e crimes graves, enquanto oferece alívio a grupos vulneráveis. As pessoas contempladas pelo benefício terão, na prática, o perdão da pena e o direito à liberdade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp