A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), informou que as aulas, na capital, retornarão no dia 21 de janeiro, porém de forma totalmente remota. Enquanto isso, a rede estadual de ensino, prevê retorno das aulas em Goiás de forma híbrida, sendo presencial e virtual.
De acordo com a SME, a retomada das aulas presenciais nas escolas do município de Goiânia depende dos protocolos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que informaram como as escolas deverão se adequar para prevenir a Covid-19. “Desde o começo da pandemia, a Educação tem construído protocolos que preveem adequações em várias vertentes, mas assim como a pandemia evoluiu, esses protocolos precisaram evoluir também, adaptados conforme o cenário epidemiológico”, informou a SME.
Ainda de acordo com a pasta, a definição dos protocolos “deve acontecer o quanto antes”, porém sem data definida.
Rede estadual
A rede estadual de ensino informou que as aulas serão híbridas. No dia 19 de janeiro começam as aulas online e no dia 25 as presenciais. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Goiás seguirá a resolução nacional que permite até 30% de estudantes nas escolas.
Conforme a pasta, a preferência para o retorno presencial será dos estudantes da 3ª série do ensino médio, do 9º ano, e dos alunos que não possuíam acesso às redes sociais durante 2020.
Lembrando que o retorno presencial para os grupos não é obrigatório.