Prefeitura de Goiânia oferece cursos de capacitação para mulheres

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) iniciou nesta quarta-feira (13) uma série de cursos de panificação e assentamento de cerâmica para mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade, que se inscreveram ao longo dos últimos dias.

Os cursos foram realizados através de uma parceria entre o Centro de Formação da Secretaria da Mulher e o Senai, através de benefícios pelo Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos. São abertas 20 vagas para panificação e 80 vagas para assentamento de cerâmica, com carga horária de 80 a 180 horas. As aulas são realizadas na região Noroeste de Goiânia

Segundo Tatiana Lemos, o objetivo da formação é inserir mulheres no mercado de trabalho e permitir que elas possam sair do vínculo de violência ao se tornarem independentes. “Educação é o melhor caminho para a liberdade e segurança social. Capacitar essas mulheres é garantir um futuro digno, fora do ciclo de violência doméstica,” diz.

De acordo com a instrutora de alimentos e bebidas do Senai, Lydia Tavares, as alunas receberão passagem de transporte coletiva gratuito para que possam ir assistir às aulas presenciais e apostilas para a complementação do curso. “Essas mulheres sairão com a certeza de que podem se tornar empreendedoras e capazes de se inserir com competitividade no mercado de trabalho”, reforçou.

A abertura aconteceu no Centro de Formação da SMPM e contou com a presença da primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz, que impulsionou a retomada no funcionamento da panificadora do CRAS Jardim Curitiba e distribui pães para a comunidade.

As inscrições dos cursos da Secretaria da Mulher seguem abertas e podem ser feitas pelo telefone/whatsapp (62) 99285-7211.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp