Prefeitura de Goiânia oferece cursos de capacitação para mulheres

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) iniciou nesta quarta-feira (13) uma série de cursos de panificação e assentamento de cerâmica para mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade, que se inscreveram ao longo dos últimos dias.

Os cursos foram realizados através de uma parceria entre o Centro de Formação da Secretaria da Mulher e o Senai, através de benefícios pelo Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos. São abertas 20 vagas para panificação e 80 vagas para assentamento de cerâmica, com carga horária de 80 a 180 horas. As aulas são realizadas na região Noroeste de Goiânia

Segundo Tatiana Lemos, o objetivo da formação é inserir mulheres no mercado de trabalho e permitir que elas possam sair do vínculo de violência ao se tornarem independentes. “Educação é o melhor caminho para a liberdade e segurança social. Capacitar essas mulheres é garantir um futuro digno, fora do ciclo de violência doméstica,” diz.

De acordo com a instrutora de alimentos e bebidas do Senai, Lydia Tavares, as alunas receberão passagem de transporte coletiva gratuito para que possam ir assistir às aulas presenciais e apostilas para a complementação do curso. “Essas mulheres sairão com a certeza de que podem se tornar empreendedoras e capazes de se inserir com competitividade no mercado de trabalho”, reforçou.

A abertura aconteceu no Centro de Formação da SMPM e contou com a presença da primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz, que impulsionou a retomada no funcionamento da panificadora do CRAS Jardim Curitiba e distribui pães para a comunidade.

As inscrições dos cursos da Secretaria da Mulher seguem abertas e podem ser feitas pelo telefone/whatsapp (62) 99285-7211.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp