Prefeitura de Goiânia oferece cursos para mulheres desempregadas

A prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e em parceria com o Senac, está disponibilizando mil vagas para capacitação profissional de mulheres em situação de desemprego e vulnerabilidade. O objetivo da iniciativa é capacitar para inserir as mulheres no mercado de trabalho após a pandemia.

São nove tipos de cursos, todos no formato EAD. Dentre eles podemos citar o de Cuidadora de Idosos, Assistente de Recursos Humanos, Técnicas de vendas, Assistente Administrativo, Recepcionista, Estoquista, Assistente de Logística, Agente comunitário de Saúde e Operador de Caixa.

Cada curso possui uma carga horária específica, podendo variar entre 80 e 400 horas. Para a inscrição é preciso residir em Goiânia, ter renda que não passe de dois salários mínimos e estar matriculada ou ter ensino básico. A secretária da pasta, Tatiana Lemos, acredita que é uma forma de ajudar as mulheres a se inserirem no mercado de trabalho pós pandemia.

“Sabemos que as mulheres foram as primeiras a perderem seus empregos na pandemia e que muitas delas são chefes de família. Os cursos têm como propósito mudar essa realidade”, afirma Tatiana.

Para se inscrever basta acessar o site forms.gle/vXoKA1uSFWFsyKPZA ou entrar em contato com o WhatsApp da Secretaria da Mulher: (62)99285-7211

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp