Prefeitura de Goiânia oferece cursos profissionalizantes gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), abre nesta terça-feira (08/08) inscrições aos cursos profissionalizantes gratuitos de eletricista de instalações comerciais e residenciais, consultora de vendas e informática básica para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é resultado de parceria com a Faculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bologna e Equatorial Energia.

As interessadas devem se inscrever até quarta-feira (09/08), na sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), localizada na Rua 74, esquina com a Rua 59, no Setor Central, das 09h às 15h. É preciso apresentar CPF, RG, comprovante de endereço atualizado com residência em Goiânia e documento de escolaridade.

Para o curso de eletricista de instalações comerciais e residenciais, 15 vagas estão abertas. As aulas serão iniciadas no dia 14 de agosto e serão ministradas na Faculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bologna, localizada na Rua Armogaste José da Silveira, Setor Centro-Oeste, ao lado do Cemitério Jardim das Palmeiras. O curso, com carga horária de 240 horas, ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, com conclusão prevista para o dia 16 de novembro. A idade mínima exigida é de 18 anos.

Para o curso de informática básica, é necessário ter 14 anos ou mais e possuir ensino fundamental, mesmo que incompleto. São 25 vagas, com carga horária de 220 horas. As aulas se iniciam no dia 15 de agosto, de segunda-feira a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, na Faculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bologna, com previsão de conclusão no dia 08 de novembro.

Já o curso de consultora de vendas é voltado, exclusivamente, para mulheres maiores de 18 anos, que possuam ensino médio completo. São 40 vagas, com carga horária de 180 horas. As aulas se iniciam no dia 21 de agosto, de segunda-feira a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, também na Faculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bologna, com conclusão prevista para 25 de outubro.

Será concedido acesso gratuito ao material de estudo. Mais informações podem ser obtidas pelo direct do Instagram da SMPM: @secretaria_mulher.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp