Prefeitura de Goiânia oferece, em três anos, quase 50 mil vagas em cursos para profissionais da Educação

Prefeitura de Goiânia oferece, em três anos, quase 50 mil vagas em cursos para profissionais da Educação

Com o objetivo de aprimorar cada vez mais o ensino de qualidade da rede municipal de Educação, a Prefeitura de Goiânia investe na qualificação e capacitação dos seus profissionais. Por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em três anos, de 2021 a 2023, foram realizados 93 cursos e oferecidas 48,8 mil vagas.

Nos três anos, os cursos tiveram como público-alvo profissionais do quadro administrativo (auxiliares de atividades educativas, auxiliares de secretaria, secretários-gerais e agentes de apoio educacional), professores (pedagogos, professores de área, coordenadores, articuladores, diretores, apoios que acompanham as instituições) e famílias.

Além dos profissionais, em 2022, a SME iniciou, de forma inédita, formações específicas para famílias com estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentro do Projeto TEA – Escola Comum Inclusiva, os encontros tiveram como foco aproximar as famílias das unidades educacionais e melhorar a intervenção pedagógica, de acordo com a necessidade das crianças.

Todos os cursos foram coordenados pela Gerência de Formação dos Profissionais (Gerfor) da SME, e as ações realizadas com articulações e parcerias internas e externas para melhor atender às necessidades da rede. De acordo com o gerente da Gerfor, Elias Democh, as ações integram a Política de Formação da Secretaria.

“Os cursos têm como objetivo apoiar a valorização e a qualificação profissional dos docentes e técnicos-administrativos. O objetivo é trabalhar a formação continuada e em contexto com os profissionais da área pedagógica e administrativa, de forma a aprimorar os conhecimentos e oferecer um ensino de qualidade aos estudantes da rede”, afirma Elias.

2024

Em continuidade à Política de Formação, para 2024, a SME está oferecendo 10,3 mil vagas neste primeiro semestre. Os cursos são em formato presencial, a distância ou híbrido. Todas as informações dos cursos oferecidos para os profissionais da rede municipal de ensino encontram-se no site da SME Goiânia (sme.goiania.go.gov.br), na aba “Formação-inscrições abertas”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Árvore de Natal desaba em Maricá, RJ, deixando um morto e dois feridos

Na tarde desta segunda-feira, 16, uma árvore de Natal flutuante desabou na Lagoa de Araçatiba, em Maricá, no Rio de Janeiro, causando a morte de uma pessoa e deixando outras duas feridas. O incidente ocorreu devido aos fortes ventos e à chuva intensa que atingiram a região.

De acordo com a Prefeitura de Maricá, a vítima fatal era um funcionário da empresa responsável pela montagem da estrutura. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, mas não resistiu aos ferimentos.

As outras duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara. Uma delas já recebeu alta, enquanto a outra permanece fora de perigo.

A Prefeitura informou, em nota oficial, que está oferecendo suporte às vítimas e suas famílias, além de investigar as causas do acidente.

Temporal no estado do Rio de Janeiro

O forte temporal que atingiu a região nesta segunda-feira trouxe granizo e ventos intensos em diversos bairros do Rio de Janeiro. Segundo o sistema Alerta Rio, as condições climáticas foram influenciadas por áreas de instabilidade, que causaram céu nublado e pancadas de chuva isoladas em alguns pontos da cidade.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram os impactos do temporal, que contribuiu para o desabamento da estrutura da árvore de Natal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp