Prefeitura de Goiânia orienta a solicitar tarifa social de água, com desconto de 50%

Retorno do fornecimento de água em Goiânia e Aparecida será adiado

Aproximadamente seis mil famílias goianienses ainda não solicitaram a tarifa social de água, programa da Prefeitura de Goiânia que garante subsídio de 50% nas faturas da Saneago. O benefício, voltado exclusivamente para a categoria residencial, foi estabelecido pela Prefeitura de Goiânia no contrato de concessão assinado com a companhia de abastecimento de água, para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Já fizeram adesão ao programa 7.823 famílias.

De acordo com o presidente da Agência de Regulação de Goiânia (AR), Hudson Rodrigues de Novais, todas as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico),com cadastro ativo, que se enquadramna faixa de extrema pobreza,com consumo mensal de 20 metros cúbicos de água, com titularidade ativa na conta de água, podem solicitar inscrição na tarifa social.

“Esse benefício já está assegurado junto à Saneago. Então, estamos alertando as pessoas que procurem a Companhia e façam adesão ao programa, que garante o acesso aos serviços essenciais de abastecimento de água e esgoto por um preço mais acessível”, ressalta o presidente.

Para ter direito à tarifa social é preciso entrar em contato com a Central de Relacionamento da Saneago, pelo telefone 0800 645 0115, ou agendar atendimento em uma unidade Vapt-Vupt. Se a conta já estiver em nome do beneficiário, basta apresentar os documentos pessoais, a conta de água e o comprovante de inscrição do CadÚnico. Caso a conta não esteja em nome do beneficiário, ainda é possível cadastrar, mas será necessário efetuar a alteração da titularidade, apresentando, também, documentos que comprovem posse do vínculo do imóvel. A Saneago fará a análise dos documentos e concederá o desconto na conta, caso a documentação esteja regular.

O programa social garante abatimento de 50% no valor mensal da conta de água e esgoto, na categoria residencial, para o consumo de até 20 metros cúbicos. Se o usuário não estiver inscrito no CadÚnico, ele deve procurar um dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ou Núcleos de Assistência Social (NAS), espalhados pela cidade, e fazer o seu cadastro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos