Press "Enter" to skip to content

Prefeitura de Goiânia prepara plano de contingenciamento para tempestades na capital

Última atualização 05/09/2023 | 18:58

A Prefeitura de Goiânia prepara um plano de contingenciamento para garantir respostas ágeis em caso de danos provocados por tempestades na capital. Os trabalhos são coordenados pela Defesa Civil, que realizou a primeira reunião nesta terça-feira (5/9), em conjunto com representantes das Secretarias Municipais, Instituições Privadas, Equatorial, Saneago, Governo de Goiás e o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (CIMEHGO), que prevê indicativos de tempestades sobre a Capital nos meses de janeiro e fevereiro de 2024.

“Nós estamos preparando esse plano para diminuir os efeitos adversos do período chuvoso, como alagamentos, deslizamentos e outras situações que podem ocorrer nesse cenário. Vamos realizar exercícios de simulação para reduzir o tempo de ação em casos de tragédia. A ideia é que cada órgão esteja preparado para executar suas atribuições com o menor tempo de resposta possível”, explica o coordenador operacional da Defesa Civil, Anderson Marcos.

Segundo Anderson Marcos, a expectativa é que outros órgãos compareçam no próximo encontro, marcado para a próxima quarta-feira (12/9), para que sejam estudados os procedimentos adotados em cada emergência e iniciada a preparação para a execução de simulações de tragédias. “A Defesa Civil já mapeou os locais de risco e dimensionou a quantidade de pessoas em situação vulnerável. A partir de agora será elaborado um documento único, incluindo todos os órgãos envolvidos, com os procedimentos necessários em cada situação de emergência”, reforça.

Também estão previstas atividades preventivas, como palestras em escolas e ações de divulgação, para conscientizar a sociedade da importância de não jogar lixo nas ruas, o que compromete a rede de drenagem, entre outras ações.

Tempestades

O gerente do CIMEHGO, André Amorim, participou da reunião e alertou que nos próximos meses estão previstas chuvas fortes na região Centro-Norte do Estado de Goiás, onde Goiânia está incluída, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro de 2024. “Um dos problemas que vejo como crítico é a situação das pessoas colocarem lixo no chão, ao invés de utilizar lixeira. Então, a primeira coisa que acontece é a chuva arrastar esse lixo e tapar os bueiros”, alerta.

É importante lembrar que a Prefeitura de Goiânia disponibiliza, por meio da Companhia de Urbanização e Goiânia (Comurg), além da coleta regular de lixo, serviços como o cata-treco, responsável pela coleta de resíduos volumosos inservíveis gerados nas residências, além de cinco ecopontos, onde o cidadão pode descartar corretamente entulhos, galhadas, pneus e itens recicláveis.