Prefeitura de Goiânia projeta recolher mais de 7,8 mil itens inservíveis no mês de julho, por meio do Cata-treco

O Cata-treco, serviço da Prefeitura de Goiânia responsável pelo recolhimento em domicílio de móveis e eletrodomésticos indesejados, funcionará normalmente durante as férias escolares de julho. Mantido e executado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), serviço deve coletar, no período, 7.840 itens, incluindo geladeiras, armários, camas, colchões e sofás.

De acordo com o presidente da Comurg, Alisson Borges, serão atendidas 2 mil ordens de serviço ao longo do mês. “O morador vai separar os itens que quer descartar, desmontando móveis, se necessário. Depois, vai solicitar atendimento através de um dos nossos canais. Nossos colaboradores, então, irão de caminhão até a residência buscar os objetos. Tudo de graça, sem complicação”, explica Borges.

O objetivo do Cata-treco é evitar o descarte inadequado de móveis, eletrodomésticos e outros itens domésticos em vias públicas, lotes baldios, praças e margens de córregos. O descarte irregular contribui para a poluição do meio ambiente e traz problemas como a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito Aedes aegypti, transmissor de graves doenças, como dengue, zika e chikungunya.

Qualquer cidadão morador de Goiânia pode solicitar o serviço do Cata-treco por meio de agendamento prévio via WhatsApp, no número (62) 98596-8555, telefone (62) 3524-8555 ou pelo aplicativo Prefeitura 24h. Todo o material recolhido é destinado a cooperativas parceiras, responsáveis por realizar a destinação sustentável através da reciclagem ou reaproveitamento dos itens.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp