Prefeitura de Goiânia promove reuniões nas unidades dos Cras com orientações sobre Bolsa Família

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), promove em todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) reuniões periódicas sobre as condições para receber o benefício do Programa Bolsa Família. O objetivo é levar informações atualizadas sobre mudanças no programa e os serviços ofertados para as famílias do território de abrangência de cada Cras.

Além de garantir renda básica para as famílias em situação de vulnerabilidade, o Programa Bolsa Família busca integrar políticas públicas, a fim de fortalecer o acesso a direitos básicos como saúde, educação e assistência social.

“São abordadas com as famílias presentes o perfil de elegibilidade para o programa, bem como a importância do cumprimento das condicionalidades, que são compromissos assumidos pela família com a saúde e a educação para continuar recebendo o benefício”, explica o coordenador do Cras Jardim Colorado, Rodney Monteiro.

O cumprimento das condicionalidades é condição para que as famílias continuem a receber o benefício financeiro. “É importante que as famílias beneficiárias que possuem crianças na faixa etária de 4 a 6 anos incompletos se atentem para a frequência escolar mínima de 60% e de 75% para as crianças de 6 a 18 anos, que não concluíram a educação básica”, pontua o coordenador.

“Outro fator das condicionalidades para permanência no programa é a realização do pré-natal para gestantes, cumprimento do calendário vacinal e acompanhamento nutricional para crianças com até 7 anos incompletos”, destaca a assistente social Zulmiriane Marques.

Como receber o Bolsa Família
Em primeiro lugar, é preciso estar inscrito no Cadastro Único com os dados corretos e atualizados. Esse cadastramento é feito em unidades de atendimento da assistência social dos municípios, como os Cras. É preciso apresentar o CPF ou o título de eleitor. Mesmo inscrita no Cadastro Único, a família não entra imediatamente para o Bolsa Família. Todos os meses, o programa identifica, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas e que começarão a receber o benefício.

Reuniões sobre Bolsa Família em setembro
05/09 – Cras Curitiba
06/09 – Cras Canaã
11/09 – Cras Vila Isaura
13/09 – Cras Real Conquista
14/09 – Cras Cerrado
19/09 – Cras Vera Cruz
20/09 – Cras Capuava
25/09 – Cras Floresta
26/09 – Cras Bairro Goiá e Finsocial
27/09 – Cras Pedro Ludovico
28/09 – Cras Aroeiras, Baliza, Oriente Ville, Colorado, Novo Horizonte e União
29/09 – Cras Atheneu, Novo Mundo, Recanto do Bosque e Redenção

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Árvore de Natal desaba em Maricá, RJ, deixando um morto e dois feridos

Na tarde desta segunda-feira, 16, uma árvore de Natal flutuante desabou na Lagoa de Araçatiba, em Maricá, no Rio de Janeiro, causando a morte de uma pessoa e deixando outras duas feridas. O incidente ocorreu devido aos fortes ventos e à chuva intensa que atingiram a região.

De acordo com a Prefeitura de Maricá, a vítima fatal era um funcionário da empresa responsável pela montagem da estrutura. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, mas não resistiu aos ferimentos.

As outras duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara. Uma delas já recebeu alta, enquanto a outra permanece fora de perigo.

A Prefeitura informou, em nota oficial, que está oferecendo suporte às vítimas e suas famílias, além de investigar as causas do acidente.

Temporal no estado do Rio de Janeiro

O forte temporal que atingiu a região nesta segunda-feira trouxe granizo e ventos intensos em diversos bairros do Rio de Janeiro. Segundo o sistema Alerta Rio, as condições climáticas foram influenciadas por áreas de instabilidade, que causaram céu nublado e pancadas de chuva isoladas em alguns pontos da cidade.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram os impactos do temporal, que contribuiu para o desabamento da estrutura da árvore de Natal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp