Prefeitura de Goiânia realiza blitz educativa em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha

Prefeitura de Goiânia realiza blitz educativa em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha nesta segunda-feira, 07: mobilização envolve Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e a Patrulha Mulher Mais Segura, da Guarda Civil Metropolitana (GCM) 
(Foto: Reprodução/ SMPM)

A Prefeitura de Goiânia realiza nesta segunda-feira, 7, blitz educativa sobre violência contra a mulher e os canais de denúncia. A iniciativa faz parte da programação da campanha Agosto Lilás, criada em referência à Lei Maria da Penha, que neste ano completa 17 anos.

A mobilização, que envolverá a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e a Patrulha Mulher Mais Segura, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), ocorrerá no encontro das avenidas 85 e Mutirão a partir das 8h30.

Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei nº 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, visa proteger a mulher da violência doméstica e familiar. A lei ganhou este nome devido à luta da farmacêutica Maria da Penha para ver seu agressor condenado.

A norma define a violência contra mulher em cinco categorias: física, se o agressor empurra, chuta, amarra, bate ou violenta; psicológica, se há humilhação, insultos, isolamento, perseguição e ameaças; moral, quando existe calúnia, injúria ou difamação; sexual, se houver pressão, se o agressor exigir condutas de que a vítima não gosta, se ele se negar a usar preservativo ou negar o direito de acesso a métodos contraceptivos; e patrimonial e econômica, quando o agressor não deixa a mulher trabalhar ou oculta bens e propriedades dela, controla seu dinheiro, não permite certas compras, ou destrói objetos da vítima.

Há pelo menos sete canais aptos a receber denúncias dessa natureza em Goiânia: Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Promotoria das Mulheres, no Ministério Público Estadual, 1ª Delegacia Especializada em Atendimentos à Mulher (Deam), localizada no centro da cidade, 2ª Delegacia Especializada em Atendimentos à Mulher (Deam), situada no Jardim Curitiba II, Patrulha Mulher Mais Segura, da Guarda Civil Metropolitana; Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, e o Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp