A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), realizou 13,6 mil atendimentos durante o mês de julho em uma grande mobilização do Cadastro Único (CadÚnico). A ação aconteceu na sede do CadÚnico e em unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com o objetivo de levar serviços essenciais diretamente às famílias goianienses e fortalecer o acesso a programas sociais.
O CadÚnico é porta de entrada para programas do Governo Federal, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Tarifa Social de Energia Elétrica. Foram mais de 7 mil atualizações cadastrais realizadas, 2 mil novos cadastros inseridos no sistema e cerca de 3 mil atendimentos diversos, incluindo a emissão de carteirinhas para idosos.
A secretária municipal Erizânia Freitas destacou a importância da mobilização. “Temos como prioridade promover a manutenção dos benefícios às famílias mediante a atualização cadastral. Esse trabalho nas unidades do Cras e na central demonstra a força da rede de proteção social que temos construído em Goiânia”, pontuou.
Além dos atendimentos nas unidades, a equipe técnica da Semasdh realizou mais de mil visitas domiciliares a famílias em situação de vulnerabilidade. O acompanhamento direto nas residências garante que os direitos sociais cheguem também às pessoas que vivem sozinhas ou enfrentam barreiras de acesso, promovendo dignidade e cidadania.