A Prefeitura de Goiânia realizou 3.692 testes rápidos para diagnóstico de hepatite B e C ao longo da Campanha Julho Amarelo, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para ampliar a prevenção e combate a hepatites virais. A iniciativa levou testagem gratuita a dez pontos da capital, além de orientações sobre riscos e formas de prevenção da doença, encaminhamentos para tratamento e distribuição de preservativos e frascos de gel lubrificante.
De acordo com o Ministério da Saúde, as hepatites virais causaram 1,1 mil mortes diretas no Brasil apenas no ano passado.
“As hepatites virais são Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) que podem evoluir de forma silenciosa e comprometer o fígado de maneira irreversível. A conscientização é a nossa maior arma para evitar complicações causadas pela doença, como cirrose e câncer de fígado”, alertou o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer. “Por isso, a campanha Julho Amarelo buscou levar diagnóstico ágil e informações seguras a locais de grande circulação de pessoas ao longo de todo o mês”, disse o titular.
As ações da campanha foram realizadas em universidades, feiras e terminais de transporte coletivo. “Nós mobilizamos nossas equipes para promover cuidado, reforçar que a prevenção é o melhor caminho e oportunizar o diagnóstico precoce, que pode salvar vidas. Apenas aqui foram 840 testes realizados”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Flávio Toledo.