Prefeitura de Goiânia faz votação para realocar bancas da Feira Hippie

Neste fim de semana, 15 e 16, a Prefeitura de Goiânia realizará a votação para realocação das bancas da Feira Hippie na Praça do Trabalhador. No primeiro dia o evento acontece das 8h às 17h, já no segundo, será das 8h às 15h.

Durante os dois dias, o feirantes terão duas opções para votar: pela permanência daqueles que estavam na Rua 44 na Praça do Trabalhador até a entrega da reforma da Praça, prevista para janeiro de 2023 ou pelo retorno para dentro da praça, apesar das obras em andamento, liberando todo o trânsito na região da 44.

Descrição da cédula de votação pela realocação das bancas da Feira Hippie:

Cédula de votação pela realocação das bancas da Feira Hippie                       (Reprodução/Prefeitura de Goiânia)
  1. Todas as quadras permanecerão dentro da praça a partir deste mês de outubro. Organizadas em corredores, começando da Av. 44 até a Av. Goiás.
  2. Todos os feirantes (exceto as quadras que estavam obstruindo a Av. 44 e Av. Leste Oeste voltarão ao seu lugar de origem e irão esperar o sorteio de quadras no mês de janeiro.

A urna ficará na feira ao lado do posto da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Depois irá para o gabinete da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), onde, na segunda-feira, 17, acontecerá a contagem e a divulgação do resultado.

O titular da Sedec, Sílvio Sousa, fala do aspecto democrático da votação. “Estamos priorizando o diálogo com os diretores das duas associações que representam os feirantes da Feira Hippie para mostrar transparência em todo esse processo. A Sedec deixou claro que é necessário tomar uma atitude justa, para que ninguém fique prejudicado. Como em todo processo democrático, qualquer das duas decisões será acatada pela secretaria”.

Já o presidente da Associação dos Feirantes da Feira Hippie, Waldivino da Silva, afirma que o feirante precisará tomar a decisão para “acabar com o impasse”. Ele também declara que o órgão possui um posicionamento, mas é preciso ouvir o trabalhador.

“Queremos resolver o problema.” Quando questionado sobre qual seria a preferência da associação, ele diz que seria por entrar na praça. “Mas temos quem não quer. Então queremos ouvir, queremos resolver” finaliza.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos