Prefeitura de Goiânia realiza poda preventiva de árvores no Setor Progresso e outros 20 bairros nesta quarta-feira ,19

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), realiza, nesta quarta-feira, 19, a poda preventiva de árvores em 21 bairros da capital. O serviço teve início na segunda-feira, 17, e abrange canteiros, praças e outras áreas públicas. O objetivo é remover galhos que comprometam a segurança dos moradores.

“A poda preventiva é realizada durante todo o ano em Goiânia, e no período de seca a execução se torna mais fácil, por isso intensificamos o serviço em todas as regiões. O objetivo é prevenir quedas de galhos sobre pedestres e motoristas, resguardando a vida e a integridade física da população”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.

Dentre os bairros atendidos nesta quarta-feira, estão Setor Progresso, Leste Universitário, Conjunto Castelo Branco, Marista, Jardim América, Residencial Eldorado, Oeste, Urias Magalhães, Portal do Sol, Recanto dos Bosques, Jardim das Hortências, Santos Dumont, Vila Redenção, Jardim Colorado IV, Residencial Eli Forte, Campinas e Centro-Oeste.

Além da poda de árvores, a Comurg realiza remoção de galhos e extirpação completa de exemplares comprovadamente doentes com laudo da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

“Cerca de 340 árvores de pequeno, médio e grande portes receberam intervenções nos últimos dias. E os restos de podas são usados na produção de um potente adubo orgânico nossos viveiros”, destaca Alisson Borges.

A Comurg lembra que o cidadão não tem autonomia para podar ou remover árvores de locais públicos ou calçadas. Para tal, é necessária a autorização da Amma, e quem executa o serviço é a Comurg. O morador pode solicitar atendimento no guichê da Amma, em qualquer unidade do Atende Fácil.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp