A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), realizou 1.950 cirurgias de castrações de animais, entre janeiro e maio, na Unidade de Pronto Atendimento Animal (UPAVet). No local também foram feitas, no período, 5.610 consultas veterinárias e 1.254 atendimentos emergenciais_
“Foi em nossa gestão que Goiânia investiu em políticas públicas para a redução da população animal com cirurgias de castração para animais de famílias de baixa renda”, afirma o prefeito Rogério, destacando que em fevereiro deste ano a UPAVet recebeu macas, focinheiras, caixa de transporte, kit reanimador, máquina de tosa, calha cirúrgica, tesouras cirúrgicas, bisturis, ultrassom dentário e outros itens.
A UPAVet passou a realizar cirurgias de castração em 17 de abril de 2023, quando os cachorros Pingo e Panda, os primeiros, foram operados na capital. Portanto, no ano passado, de abril a dezembro, foram registradas 3.519 cirurgias de castração. No mesmo período, a Superintendência de Bem-Estar Animal contabilizou 5.185 cirurgias, entre castrações, procedimentos cirúrgicos, ambulatoriais e cirúrgicos complexos. Além disso, foram realizadas 5.191 consultas em animais de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Presidente da Amma, Nadim Neme explica que os resultados são frutos de muito trabalho e investimentos da Prefeitura de Goiânia. “Hoje oferecemos atendimentos com especialistas, e desde a inauguração da UPAVet, estamos aperfeiçoando com equipamentos e mão de obra especializada”, destaca Neme.
“Priorizar o cuidado dos pets de forma humanizada é garantir que os bichinhos tenham um futuro saudável, sem abandono, e que sejam bem cuidados pelos seus tutores e pelo poder público”, afirma o superintendente de Bem-Estar Animal da Amma, Messias Fabiano.
O atendimento na UPAVet ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. A entrega de senhas para triagem é das 7h às 8h e das 13h às 14h. São oferecidas castração para cães e gatos e consultas com especialistas em oftalmologia, oncologia e dermatologia, além das consultas ambulatoriais.
Para receber atendimento, o tutor do animal deve apresentar na recepção, para fins de cadastro, os seguintes documentos: cópia do CadÚnico, comprovante de endereço e documentos pessoais como CNH ou carteira de identidade. O telefone para contato é: (62) 3291-2202.