O programa Cata-Treco, executado pela Prefeitura de Goiânia, alcançou a marca de 19 mil objetos recolhidos em menos de quatro meses. Essa iniciativa gratuita, coordenada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), contribui para combater o descarte irregular na cidade, ao mesmo tempo em que oferece suporte social às cooperativas de catadores cadastradas no programa Coleta Seletiva.
“Nossa meta é dar continuidade a projetos que impactam positivamente as pessoas, além de promover uma maior conscientização sobre questões ambientais realizadas pela administração municipal”, destaca o presidente Rodolpho Bueno.
Bueno salienta que a Prefeitura disponibiliza serviços como o Cata-Treco e os Ecopontos, ambos gratuitos e promovidos pela companhia, com ações importantes que destacam a relevância do descarte apropriado de materiais na cidade.
Essa iniciativa visa facilitar o descarte de objetos sem utilidade de maneira prática, sem burocracias excessivas. Em média, são recolhidos mensalmente 4.750 objetos de diversos tamanhos.
Neste ano, nos seis circuitos da Coleta Seletiva, a Comurg já recolheu 1.522 eletrodomésticos, 93 aparelhos eletroeletrônicos, 297 itens de informática, 15.841 móveis e 1.171 utensílios diversos.
Entre os itens mais recolhidos estão fogões, geladeiras, camas, colchões, cadeiras, poltronas, gavetas, portas de madeira, computadores, acessórios eletrônicos, tanques, máquinas de lavar e televisores.
“A orientação é para que pessoas que possuam bens inservíveis, em boas ou más condições, acionem a Comurg pelos canais disponíveis para agendar o serviço e efetuar o descarte adequado, que será transformado em renda pelas cooperativas”, esclarece o presidente da Comurg.
O serviço pode ser solicitado por meio do aplicativo Prefeitura 24h, WhatsApp (62) 98555-8555, ou teleatendimento (62) 3524-8555, com atendimento diário nos períodos diurno e noturno. Os materiais recolhidos são encaminhados às cooperativas de reciclagem cadastradas junto à Prefeitura, beneficiando 120 famílias de catadores.