Press "Enter" to skip to content

Prefeitura de Goiânia recolhe 35 mil toneladas de lixo mensalmente

No sábado (5) é comemorado o Dia do Meio Ambiente e a Prefeitura de Goiânia destaca a importância do envolvimento da população na destinação correta dos resíduos domiciliares.

Por mês, a Companhia de Urbanização de Goiânia(Comurg) recolhe 35 mil toneladas de lixo orgânico, que vão para o Aterro Sanitário , e 2,5 mil toneladas de lixo recicláveis, que são encaminhados até coorporativas cadastradas na Prefeitura. Outras 45 mil toneladas de entulhos são retiradas de áreas públicas, calçadas, lotes e demais espaços, a cada trinta dias.

Os serviços de coletas seletivas e orgânicas atendem todos os bairros de Goiânia diariamente. Mas o presidente da Comurg, Alex Gama, alerta que ainda sim é possível reduzir e melhorar o aproveitamento do lixo com a coleta seletiva. “A seleção é o primeiro passo para evitarmos o aumento do lixo e contribuirmos para uma destinação final ambientalmente correta”, explica.

Das margens e leitos dos 29 ribeirões da área urbana da capital, a Comurg retira 10 mil toneladas de entulhos mensalmente descartados indevidamente pela comunidade ribeirinha.

Além do cronograma diário de limpeza, a Comurg ainda oferece os serviços do Cata Treco e dos Ecopontos, estações adequadas para a recepção de entulhos, galhadas, resíduos recicláveis, entre outros.

A gestão busca envolver os morados em causas ambientais para que novos hábitos sejam criados. “É necessário repensar as atitudes e garantir que aquele objeto que não tem utilidade para um, pode ter para outro”, alerta Gama. “Quando o poder público trabalha em conjunto com a comunidade os resultados vêem.”