Press "Enter" to skip to content

Prefeitura de Goiânia recolhe todos os meses 54 mil toneladas de lixo e resíduos descartados irregularmente em espaços públicos

Última atualização 29/07/2023 | 13:30

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), recolhe todos os meses, em média, 54 mil toneladas de lixo e resíduos descartados irregularmente em espaços públicos da capital. Levantamento da gestão municipal aponta 125 pontos clandestinos de descarte, mapeados em 80 bairros, dentre lotes, calçadas, margens de ruas e de avenidas e praças.

Nos locais são encontrados resíduos de construção civil, móveis em geral, galhadas de árvores e animais mortos misturados ao lixo doméstico. Os entulhos poluem visualmente o ambiente, atrapalham o tráfego de veículos e de pedestres, exalam mau cheiro e servem de esconderijo para animais peçonhentos e de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti.

“É um trabalho permanente, mas de enxugar gelo. Nós removemos o lixo hoje, e amanhã o local já está sujo de novo. Parece que muita gente ainda não conseguiu dimensionar os malefícios que o descarte clandestino traz. A colaboração efetiva da comunidade é fundamental para deixar a cidade limpa do jeito que todos desejamos”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.

A companhia realiza a remoção de entulhos regularmente. Em um condomínio no Jardim Gardênia, por exemplo, a limpeza acontece aos finais de semana. Média de 240 toneladas de lixo é retirada em cada ação. Na Rua Barcelona, no Residencial Três Marias, a limpeza também é feita aos sábados e domingos, com 180 toneladas de entulho removidas em cada ação.

“Todo o lixo recolhido é encaminhado para o aterro sanitário de Goiânia. Infelizmente, muitos materiais recicláveis acabam indo junto. Se houvesse a devida separação e disponibilização para o caminhão da coleta, os itens recicláveis poderiam ser enviados às cooperativas de reciclagem, gerando renda para muitas famílias goianienses”, pontua Alisson Borges.

Ecopontos e Cata-treco

Conforme estabelece o Código de Posturas do Município, o descarte de resíduos em vias e terrenos públicos é crime. A multa varia de R$ 500 a R$ 5 mil. Para não correr risco de ser autuado, o morador precisa descartar corretamente o lixo. Hoje, a Comurg oferece dois serviços gratuitos de recolhimento de resíduos volumosos: os Ecopontos e o Cata-treco.

Os Ecopontos funcionam todos os dias, das 7h às 22h, em cinco bairros: Jardim Guanabara II, Setor Faiçalville, Jardim São José, Residencial Campos Dourados e Parque Eldorado Oeste. Os espaços possuem caçambas para deposição de restos de obras e de podas, galhadas, móveis velhos, pneus e até óleo de cozinha usado. O serviço não exige agendamento.

Já o Cata-treco busca, em domicílio, mediante a agendamento, itens inservíveis variados: sofás, camas, guarda-roupas, colchões, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, computadores, dentre outros. O morador pode solicitar atendimento através do telefone 3524-855, pelo WhatsApp 98596-8555 ou pelo aplicativo Prefeitura 24h.