Press "Enter" to skip to content

Prefeitura de Goiânia reforça ações para garantir segurança nas saídas das festas de fim de ano

Última atualização 28/12/2023 | 16:25

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade, destaca ações para garantir a segurança de todos nas saídas das festas de fim de ano. “Todo final de ano temos muitas confraternizações e festividades, por isso é importante ressaltar que o cuidado ao dirigir deve ser redobrado, evitando fatores que contribuem para o aumento do número de sinistros de trânsito”, observa o diretor de Trânsito da Mobilidade, Horácio Ferreira.

Um fator apontado por Horácio é a mistura de álcool e direção. “O condutor que conduz o veículo sob efeito de bebida alcoólica tende a ter uma direção mais agressiva, ele perde a noção de espaço, tempo, o que pode ocorrer sérios acidentes de trânsito. Além dele assumir o risco de matar”.

O diretor afirma que dirigir sob efeito de bebida alcoólica é uma infração gravíssima, com multa no valor R$293,47 multiplicado por 10 somando um total de R$2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Outro fator importante para quem vai pegar a estrada é ter planejamento e observar a qualidade das vias do trajeto e a revisão de itens essenciais do veículo. “Para fazer uma viagem tranquila, com segurança, é necessário fazer um planejamento antes de tudo. Como definir horário de saída, pesquisar sobre a qualidade das vias do destino, verificar os equipamentos obrigatórios do veículo e qualidade dos pneus”, diz o diretor de trânsito, Horácio Ferreira.

Confira dicas para fazer uma viagem com segurança:

1 – Faça revisão: itens de segurança do veículo devem estar em perfeito estado: pneus, freios, faróis, setas, limpador de para-brisa, dentre outros.
2 – Se beber, não dirija.
3 – Use o cinto de segurança.
4 – Crianças devem usar cadeirinhas de acordo com a idade e peso.
5 – Respeite a sinalização da via. Ela existe para garantir sua segurança.
6 – Não faça ultrapassagens proibidas. Quando permitidas, observe o trânsito e os devidos cuidados para fazê-las sem riscos.
7 – Quando usar o ar condicionado, abra as janelas a cada uma ou duas horas para circular o ar dentro da cabine. Essa ação contribui para manter o motorista em alerta.
8 – Mantenha distância dos veículos, tanto em momentos de trânsito fluido, quanto nos congestionamentos.