Prefeitura de Goiânia reforça campanha com coletânea de atividades sobre saúde emocional

Com o intuito de reforçar a Campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), encaminhou no início do mês, de forma on-line, a todas as escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmeis), uma coletânea de atividades pedagógicas para contribuir com o trabalho dos profissionais sobre a temática.

O material, com 21 páginas, foi desenvolvido de forma a promover a saúde emocional das crianças e alunos que estudam na rede, além de prevenir a depressão infantojuvenil, automutilação e autoextermínio. Ao encontro do Programa Saúde na Escola (PSE), são sugeridas dinâmicas como círculo das emoções, árvore dos elogios, jogo das histórias positivas. A coletânea está disponível no link.

De acordo com a gerente de Inclusão, Diversidade e Cidadania da SME, Lianna Gusmão, a coletânea elaborada para as unidades educacionais foi desenvolvida pensando em proporcionar às crianças a identificação e expressão de suas emoções de maneira saudável. “Trabalhar a saúde emocional dos estudantes é garantir o desenvolvimento afetivo e a aprendizagem, para que se tornem adultos seguros”, ressalta.

Acompanhamento das violências

Mapear, identificar e acompanhar casos de violência estão entre as estratégias da SME voltadas à prevenção e o enfrentamento à depressão e ao suicídio. As instituições educacionais repassam para a Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania da SME os casos de violência, que são divididos em automutilação, homofobia, evasão escolar/infrequência, violência física, negligência e abandono, violência psicológica e moral, racismo e injúria, violência sexual, uso de drogas ilícitas, suicídio e ideação suicida, bullying e sexismo.

No geral, em 2022, foram identificados 361 casos de violência. O diagnóstico e o gerenciamento dessas violências são feitos pela rede intersetorial, composta por várias instituições da sociedade a nível municipal e estadual. O acompanhamento e o monitoramento dos estudantes servem como subsídio para promoção da formação dos profissionais e os cuidados com os estudantes da rede.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos