Prefeitura de Goiânia reforça sinalização com pintura de meio-fio em 15 bairros nesta semana

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanismo de Goiânia (Comurg), atua com frente de serviço de pintura de meio-fio em 15 bairros nesta semana. A programação, que começou na segunda-feira, 17, já passou pela Avenida Independência e cumpre cronograma intenso até sexta-feira, 21.

O reforço na sinalização também ocorre na Avenida T-63, no Jardim América, Residencial Paulo Pacheco, Setor dos Funcionários, Centro, Vila Aurora, Conjunto Castelo Branco, dentre outros. Já as equipes da varrição passam por 120 setores assim como a coleta de lixo orgânico que contempla diariamente uma média de 300 bairros.

De acordo com o presidente da Comurg, Alisson Borges, mais do que deixar a cidade mais bonita, pintar os meios-fios é uma medida de segurança. “A pintura serve de guia para os motoristas e alerta para os pedestres, reforçando a sinalização de trânsito”, afirma, ao frisar que a Comurg tem o serviço em seu cronograma diário.

Execução

Os servidores utilizam uma máquina chamada de trapizomba que pode pintar até 40 metros de meio-fio por minuto. O equipamento é rebocado por um trator de pequeno ou médio porte e tem rendimento médio de 340 metros lineares para cada 20 quilos de cal. A pintura é executada preferencialmente à noite, para não atrapalhar o trânsito, que é intenso ao longo do dia, principalmente no horário comercial. Em bairros com menor movimento, as equipes são designadas também à luz do dia.

No Bairro Rodoviário, por exemplo, esse serviço especial da Comurg já passou pela Rua Nossa Senhora da Conceição, enquanto, no Centro, a Avenida Goiás segue com o trabalho que vai contemplar as guias que “saem” da Avenida Independência até a Praça Cívica, que já está com anéis externos pintados de branco.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp