O pátio do Centro de Vigilância em Zoonoses será transformado pela Prefeitura de Goiânia em uma área de convivência para cães. Com cerca de 200 metros quadrados, o terreno será anexado ao solário destinado aos animais, que já tem 100 metros quadrados. Para que isso seja possível foram retirados 88 automóveis inservíveis que ocupavam o local.
Essa é a primeira vez, desde a sua inauguração em 2006, que a unidade passará por reforma. O departamento de engenharia da Secretária Municipal de Saúde (SMS) concluiu todo o levantamento que será necessário para fazer a obra no local. “Nos próximos dias, vamos assinar a ordem de serviço para a criação do projeto de reforma, que sempre foi uma preocupação do prefeito Rogério Cruz”, diz o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.
O local fica localizado na GO-020, km 08, na Fazenda Vale das Pombas. O diretor da Vigilância de Zoonoses Murilo Reis, conta que a reforma vai priorizar adequações no manejo e no fluxo de trabalho, intervenções na parte administrativa e laboratórios, e melhoria dos canis e gatis, para que os animais tenham maior conforto.
“Também vamos refazer telhado, tirar infiltrações, substituir as partes elétrica e hidrossanitárias, melhorar a climatização, ampliar os laboratórios de leishmaniose, entomologia e esporotricose e, é claro, fazer uma pintura nova. Tudo dentro das novas regras de bem-estar recomendadas pelo Ministério da Saúde”, diz o diretor.