O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou nesta quarta-feira, 4, que a prefeitura investirá mais de R$ 200 milhões, nos próximos dois anos, na digitalização da administração municipal. A medida visa tornar a máquina pública mais eficiente, econômica e transparente.
O anúncio foi feito durante uma live técnica promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), com a participação da equipe econômica da Secretaria Municipal de Finanças (Sefaz). Segundo Mabel, só neste primeiro ano de gestão já houve avanços significativos na organização da prefeitura, e o objetivo agora é transformar completamente os processos internos por meio da tecnologia.
“Vamos ter uma prefeitura totalmente digitalizada. Serão mais de R$ 200 milhões em investimentos, sendo R$ 60 milhões já aplicados de forma emergencial em tecnologia. Nunca se viu isso na história da Prefeitura de Goiânia”, afirmou o prefeito.
Durante o evento, também foram debatidos os detalhes do termo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de Goiânia e o Estado de Goiás, assinado no último dia 14 de maio. A iniciativa prevê a integração de dados financeiros entre os entes públicos, com foco no combate à sonegação fiscal.
O secretário de Finanças, Valdivino de Oliveira, destacou a importância dos profissionais da contabilidade nesse processo. “Os contadores são parceiros fundamentais para a arrecadação e para que possamos aplicar o Código Tributário de forma eficiente. Estamos investindo em tecnologia e, mesmo com limitações orçamentárias, avançamos passo a passo”, disse.
A presidente do CRC-GO, Sucena Hummel, elogiou o esforço da atual gestão em melhorar a entrega de serviços públicos e manter diálogo com o setor contábil. “Sabemos das dificuldades encontradas, mas vemos que a prefeitura trabalha diariamente para melhorar o ambiente de negócios. Agradecemos a abertura com a nossa entidade”, declarou.
Segundo Mabel, a cooperação com o governo estadual representa um passo importante na integração entre os entes federativos, além de reforçar o compromisso com a responsabilidade fiscal. Estimativas da Sefaz apontam que entre 40% e 50% dos tributos devidos deixam de ser recolhidos em Goiânia, o que representa uma perda anual de até R$ 400 milhões.
Também participaram da live o superintendente de Administração Tributária, Victor Barreto; o superintendente de Inteligência e Tecnologia, Abelardo Sanches; e o chefe de gabinete da Sefaz, Sérgio Augusto.