Prefeitura de Ibirité exonera secretário investigado por improbidade

prefeitura-de-ibirite-exonera-secretario-investigado-por-improbidade

A administração municipal da cidade de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tomou a decisão de exonerar o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Etevaldo Sampaio de Oliveira Silva, nesta segunda-feira (13). Essa medida foi adotada após uma recomendação da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do município, visando garantir a ‘moralidade administrativa’. Etevaldo é alvo de investigações relacionadas a atos de improbidade e é réu em um processo judicial por lavagem de dinheiro e organização criminosa, em suposta cooperação com outros ex-servidores.

De acordo com o Ministério Público, tanto na ação penal quanto no procedimento extrajudicial, há evidências que apontam para o uso da influência do cargo público pelos envolvidos na provável organização criminosa para a prática de atos ilícitos. A promotora de Justiça Maria Constância Martins da Costa Alvim enfatizou que a nomeação de Etevaldo como secretário é incompatível com os princípio da moralidade e eficiência administrativa, considerando os graves atos atribuídos a ele.

O Diário do Estado entrou em contato com a prefeitura e com a defesa do secretário em busca de um posicionamento, porém, não obteve retorno até o momento da última atualização desta reportagem. Além disso, em outubro de 2024, o Ministério Público havia acionado a Prefeitura de Ibirité para recomendar a exoneração de sete servidores comissionados envolvidos em um esquema de “funcionários fantasmas”. O secretário de Obras, André Lima Belico, e a diretora de Recursos Humanos, Marluci Arriel Pedroso, foram apontados como responsáveis pelas contratações.

O esquema também incluiu o deputado federal por MG e presidente nacional do Avante, Luís Tibé, e o vereador Tilelei (Agir) nas investigações realizadas na época. Essa não é a primeira vez que a administração de Ibirité se vê envolvida em denúncias e investigações desse tipo, demonstrando a importância de promover a transparência e a ética na gestão pública para garantir a confiança da população. O fortalecimento dos órgãos de controle e a atuação do Ministério Público são fundamentais para coibir práticas ilícitas e assegurar a lisura nos processos administrativos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp