Press "Enter" to skip to content

Prefeitura de Itapuranga cancela programação de carnaval devido aos casos de Covid-19

Última atualização 02/02/2024 | 14:10

A Prefeitura de Itapuranga, localizada na região central de Goiás, cancelou a programação de carnaval por conta dos casos de Covid-19 no município. Segundo as informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde do estado (SES-GO) nesta sexta-feira, 2, 160 casos foram confirmados desde o início do ano. As festividades estavam marcadas para acontecer entre os dias 9 e 11 de fevereiro.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade conta com uma população de pouco mais de 26,1 mil habitantes. A SES divulgou que, de acordo com informações do painel de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), um caso de Covid-19 em Itapuranga resultou em complicações respiratórias, exigindo hospitalização e, posteriormente, levando ao óbito. O paciente em questão era um idoso, portador de comorbidades como diabetes e doença cardiovascular.

Através de uma nota publicada nas redes sociais pela prefeitura, a decisão do cancelamento foi tomada com o objetivo de “respeitar os protocolos sanitários e prezar pela segurança, bem-estar e saúde da sociedade”.

“Pedimos a população itapuranguense que mantenham a vigilância e adotem medidas preventivas para reduzir a propagação do vírus, colaborando coletivamente nessa missão”, escreveu a prefeitura.

A decisão de cancelamento ocorreu após uma reunião realizada na quinta-feira, 1º, com autoridades do município e em conformidade com as diretrizes emitidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“A decisão respeita as recomendações técnicas realizadas pela equipe da Secretaria de Saúde sobre a nova onda de contaminação que chegou a nossa cidade”, explicou a prefeitura.

Antes de cancelar as festas, a prefeitura já vinha emitindo alertas para a população e recomendando o uso de máscaras e o distanciamento social. Além disso, foram feitos alertas com a explicação dos sintomas da Covid-19, para ajudar a população a identificar a doença.

Goiás registrou 5 mil casos de Covid-19 em janeiro

Goiás registrou mais de cinco mil casos confirmados de Covid-19 em janeiro de 2024. O estado registrou pico da doença entre os dias 21 e 27 de janeiro, quando foram notificados 1.915 casos de coronavírus. Dados foram atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), nesta quinta-feira, 1º.

Segundo o painel com indicadores da doença, foram registrados 573 casos de Covid-19 na primeira semana de janeiro; 903 casos na segunda e 1.673 na terceira. Do dia 28 de janeiro até o começo de fevereiro, foram notificados 598 novos casos.

As mulheres são maioria dos contaminados, sendo 64%. Em relação à faixa etária, a idade mais acometida é entre os 40 e 49 anos.

Comparando a outros anos, janeiro de 2023 teve mais de 25 mil casos de infecção por coronavírus confirmados. Já em 2022, foram 250 mil e em 2021 50 mil registros.

Nota da prefeitura

“A Prefeitura Municipal de Itapuranga vem a público informar que, devido ao súbito aumento de casos da COVID-19 em nosso município, está cancelada a programação do Carnaval Itapuranga 2024, que aconteceria em nossa cidade dos dias 9 a 11 de fevereiro. A medida foi tomada em total alinhamento com as orientações emitidas pela Secretaria Municipal de Saúde, e após reunião com as autoridades competentes do município, que aconteceu nessa quinta-feira (01/02), na sede da Prefeitura.

A decisão respeita as recomendações técnicas realizadas pela equipe da Secretaria de Saúde sobre a nova onda de contaminação que chegou a nossa cidade, visando respeitar os protocolos sanitários e prezando pela segurança, bem-estar e saúde da sociedade. Pedimos a população itapuranguense que mantenham a vigilância e adotem medidas preventivas para reduzir a propagação do vírus, colaborando coletivamente nessa missão. Previna-se!

Ressaltamos ainda que, com a melhora da situação epidêmica de Itapuranga, em breve estaremos juntos novamente para confraternizar com satisfação e alegria outros eventos tradicionalíssimos de nossa cidade, como o Domingo Cultural, a Festa do Povo e outros tantos.

Contamos com a compreensão de todos e nos colocamos à disposição da comunidade para qualquer tipo de esclarecimento!”