Prefeitura de Itu decreta emergência por dengue: casos chegam a 1.258

prefeitura-de-itu-decreta-emergencia-por-dengue3A-casos-chegam-a-1.258

A Prefeitura de Itu (SP) decretou situação de emergência na cidade para conter o avanço dos casos de dengue. De acordo com os dados divulgados pela administração municipal, até esta quinta-feira (13), foram registrados 1.258 casos da doença. Ainda não há confirmação de mortes, mas duas estão sob investigação. O decreto de emergência permitirá que a prefeitura intensifique as ações de combate à dengue e outras arboviroses.

Com a medida em vigor, o prefeito de Itu está autorizado a adquirir insumos e materiais para o controle do vetor, contratar ou expandir os serviços relacionados à assistência à saúde dos pacientes infectados pela dengue. Além disso, o decreto também possibilita a suspensão de férias, folgas, licenças-prêmio e abonos dos agentes comunitários de saúde, vigilância ambiental e servidores das unidades de saúde envolvidos na prevenção e controle das arboviroses.

A situação epidemiológica da cidade pode ser acompanhada através do site oficial da Prefeitura de Itu. Diante do aumento dos casos de dengue, a administração municipal planeja a abertura de dois Centros de Atendimento à Dengue, previstos para iniciar as atividades na próxima segunda-feira (17). Uma unidade ficará localizada na Secretaria Regional do Pirapitingui e a outra na UBS 5, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 13h.

A orientação da Secretaria de Saúde de Itu é para que indivíduos que apresentem dois ou mais sintomas de dengue busquem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Os horários de atendimento variam de acordo com a unidade, sendo das 7h às 18h na UBS 2 e UBS 5, e das 8h às 17h nas demais unidades. Em casos de sintomas graves, como dor abdominal persistente e sangramentos, a recomendação é procurar um hospital que ofereça atendimento 24 horas.

A preocupação com o aumento dos casos de dengue não se restringe apenas a Itu. Votorantim também decretou situação de emergência diante dos índices larvários encontrados na região. O Secretário de Saúde de SP alertou que 70% dos focos de dengue estão nas residências e reforçou a importância de ações preventivas. A população deve estar atenta e seguir as orientações das autoridades de saúde para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Para mais notícias da região de Sorocaba e Jundiaí, confira o portal de notícias DE Sorocaba e Jundiaí. A prevenção e o combate à dengue são fundamentais para a saúde pública, e a colaboração de todos é essencial para controlar a disseminação da doença. A conscientização e a adoção de medidas preventivas são cruciais para proteger a população e garantir um ambiente saudável para todos. Contar com o apoio e a cooperação de todos é fundamental para vencer essa batalha contra a dengue.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp