A Prefeitura de Mangaratiba, localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, anunciou que reduzirá o horário de funcionamento das escolas em 50% até sexta-feira, 21. Essa medida visa garantir o conforto e o bem-estar dos estudantes durante a semana, que está sob previsão de calor excessivo.
A prefeitura está pressionando a concessionária Enem para acelerar as obras de reestruturação elétrica necessárias para a instalação de ar-condicionado nas escolas. A concessionária afirmou que está investigando a questão para obter mais detalhes e sempre prioriza o atendimento às unidades de ensino.
Além disso, a concessionária promete dialogar com a prefeitura para garantir que não haja impacto na climatização das escolas. Em São Gonçalo, um colégio público enviou uma mensagem aos pais solicitando que os filhos levem garrafas de água, preferencialmente com gelo, e usem roupas leves, como bermudas e camisetas.
A escola também pediu que os jovens usem guarda-chuvas ou bonés para proteção. Apesar disso, a instituição destacou que os aparelhos de ar condicionado estão em pleno funcionamento.