Prefeitura de Piracicaba substituirá guardas por câmeras em escolas e unidades de saúde

prefeitura-de-piracicaba-substituira-guardas-por-cameras-em-escolas-e-unidades-de-saude

Guardas serão substituídos por monitoramento por câmeras em escolas e unidades de saúde de Piracicaba, diz prefeitura

Administração não soube informar lista de locais que ficarão apenas com segurança eletrônica, nem se será de forma integral ou apenas nos períodos de não funcionamento.

A prefeitura de Piracicaba informou ao de, nesta sexta-feira (3), que pretende substituir guardas municipais que atuam em escolas, unidades de saúde, parques e almoxarifados por monitoramento à distância com câmeras e alarmes.

A declaração foi feita após a administração municipal anunciar, em 30 de setembro, que fará reestruturação na Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba (GCMP) para aumentar o número de agentes nas ruas. Para isso, fará a transferência de 62 agentes dos patrimônios públicos.

Atualmente, a GCMP conta com redução de mais de 20% do efetivo em uma década e não tem concursos abertos para a contratação de novos trabalhadores, como noticiou o de.

A intenção é que a cidade passe de 100 guardas nas ruas para 162 até o final do ano após a instalação de sistemas de monitoramento eletrônico que substituirão a vigilância presencial, informou a pasta de Segurança Pública, Trânsito e Transportes.

No anúncio, o prefeito Helinho Zanatta (PSD) afirmou que houve um estudo para “melhor aproveitar o efetivo da Guarda Civil”. No entanto, a prefeitura não soube informar quais escolas, unidades de saúde, parques e almoxarifados que ficarão apenas com segurança eletrônica, nem explicou se a segurança eletrônica será de forma integral nesses locais ou apenas nos períodos de não funcionamento.

Segundo a prefeitura, essas questões serão respondidas após instalação de todo equipamento de segurança para monitoramento, previsto até o final de 2025.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp