A Prefeitura de Pouso Alegre, localizada em Minas Gerais, fez uma orientação aos professores da rede municipal para evitarem citações que associem a Páscoa à tradição cristã. Essa recomendação foi feita por meio de um informe pedagógico divulgado pela Secretaria Municipal de Educação. De acordo com o documento, é solicitado que os educadores evitem menções diretas relacionando a Páscoa à fé cristã, como crucificação, ressurreição ou celebrações litúrgicas.
Além disso, a orientação também abrange a não associação de símbolos culturais e lúdicos da Páscoa, como coelhos, ovos e brincadeiras, à religião cristã. Os professores e o Conselho Pedagógico das Escolas Públicas Municipais foram instruídos a abordar temas que envolvam valores universais, como partilha, solidariedade, afeto, respeito e amizade, durante as celebrações da Páscoa.
A Prefeitura de Pouso Alegre esclareceu que a intenção do comunicado enviado às unidades escolares municipais é reforçar o compromisso com os princípios legais da educação pública no Brasil, em relação à laicidade do Estado e à diversidade religiosa. Destacou ainda que em nenhum momento houve a intenção de menosprezar ou omitir a figura de Jesus Cristo ou qualquer tradição religiosa ao fazer essa recomendação.
A administração municipal ressaltou em nota que reafirma o compromisso com uma educação inclusiva, que acolhe, respeita e valoriza a diversidade presente na comunidade escolar. Portanto, a Prefeitura de Pouso Alegre busca garantir um ambiente educacional que promova a igualdade de direitos e respeito às diferentes crenças religiosas que compõem a sociedade local.
Diante disso, a preocupação em estabelecer diretrizes que preservem a diversidade cultural e religiosa é uma das prioridades da gestão educacional do município. O respeito à pluralidade de crenças e a promoção de valores universais são fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e tolerante. Assim, a comunidade escolar de Pouso Alegre busca, por meio dessa orientação, consolidar um ambiente educativo que proporcione a todos os alunos a vivência de uma formação plural e respeitosa.