São Miguel Arcanjo decreta situação de emergência para a dengue com 12 casos
registrados
Com 32 mil habitantes, a quantidade de casos de dengue até agora representa
quase 0,04% da população total de São Miguel Arcanjo (SP) e não há registro de
mortes. O decreto foi assinado na quarta-feira passada (26) e já entrou em vigor.
Larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue — Foto: Reprodução/TV TEM
A Prefeitura da cidade de São Miguel Arcanjo (SP) decretou situação de emergência devido aos casos de dengue. Neste ano, o município registrou 12 casos positivos e nenhuma morte. Esse número representa quase 0,04% da população total, que conta com 32 mil habitantes. No ano de 2024, foram registrados 447 casos positivos.
O documento de emergência foi assinado pelo prefeito Elias Rodrigues de Paula (PP), na quarta-feira (26), entrando em vigor no mesmo dia. Além do surto de dengue, o decreto é também aplicável ao combate de outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Chikungunya e a Zika.
Mediante o decreto, o município de São Miguel Arcanjo irá implementar todas as medidas administrativas necessárias para conter as arboviroses, incluindo a aquisição de insumos e materiais, a doação e a cessão de equipamentos e bens.
Além disso, o documento prevê a contratação de serviços essenciais para lidar com a situação emergencial; a prorrogação de contratos e convênios administrativos que auxiliem no combate ao mosquito transmissor.
Em decorrência da situação de emergência determinada pelo decreto, as férias dos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde em São Miguel Arcanjo podem ser suspensas por um período de 120 dias.
Em relação aos casos de mortes por dengue na região, em Conchas (SP), foram registradas quatro mortes até esta quarta-feira (2), juntamente com 2.196 casos positivos da doença, o que equivale a quase 15% da população de 15.200 habitantes. Buri (SP) teve uma morte e 123 casos positivos. Ao todo, a região de Itapetininga (SP) já contabiliza cinco óbitos devido à dengue.
Venha ler mais notícias sobre a região na DE Itapetininga e Região.