Ruas à venda: vereadores incluem mais 4 endereços em projeto da Prefeitura que quer repassar viela dos Jardins a condomínio de luxo
Sem estudo técnico sobre valor, impacto e necessidade da alienação, vereadores Zoe Martinez (PL), Rubinho Nunes (União) e Thammy Miranda (PSD) incluíram na proposta de 2° turno quatro novas travessas e terrenos que poderão ser repassados à iniciativa privada.
Os vereadores Zoe Martinez (PL), Rubinho Nunes (União) e Thammy Miranda (PSD): emendas de última hora pretendem vender ruas da cidade de São Paulo para iniciativa privada. — Foto: Montagem/de/Rede Câmara de SP
O polêmico projeto da Prefeitura de São Paulo que pretende vender para uma construtora uma viela na região dos Jardins, na Zona Oeste, ganhou pelo menos mais quatro emendas que devem deixar a proposta ainda mais indigesta para quem defende a manutenção das áreas públicas da cidade.
Prestes a ser votado em 2° turno na Câmara Municipal nesta quarta-feira (3), o PL 673/2025 foi aprovado em 1° turno apenas com a autorização para que a gestão Ricardo Nunes (MDB) possa repassar à iniciativa privada a Travessa Engenheiro Antônio de Souza Barros Júnior, nos Jardins, pelo valor de R$ 16 milhões.
Porém, sem nenhum estudo técnico preliminar, os vereadores Zoe Martinez (PL), Rubinho Nunes (União Brasil) e Thammy Miranda (PL) acrescentaram quatro áreas que, se aprovadas em 2º turno, podem favorecer a iniciativa privada e construtoras, sem nenhuma discussão pública com a comunidade.
As emendas anexadas ao projeto original da prefeitura preveem o repasse à iniciativa privada das seguintes ruas e terreno:
– Emenda n° 01 – vereadora Zoe Martinez (PL): Terreno público de 140 m2 que fica na Av. Brigadeiro Faria Lima – Setor 086 – Quadra 129, entre os lotes 0157 e lotes 0024;
– Emenda n° 02: vereador Rubinho Nunes (União Brasil): Rua América Central, entre rua La Paz até a rua Ada Negri e viela adjacente – Santo Amaro
– Emenda n° 03 – vereador Rubinho Nunes (União Brasil): Rua Aurora Dias Carvalho – Itaim Bibi
– Emenda n° 04 – vereador Thammy Miranda (PSD): Rua Olga Lopes Mendonça – Vila Leopoldina
A emenda que mais chama atenção é justamente a da vereadora Zoe Martinez (PL), que pretende autorizar a alienação de um terreno público de 140 metros quadrados que fica na Av. Brigadeiro Faria Lima, uma das áreas mais valorizadas da cidade e cobiçada pelas construtoras.
Procurada, a vereadora afirmou por meio de nota que “o terreno está vazio há décadas, gera custos de limpeza e manutenção e não traz nenhum retorno para a população”.
“Com a nossa proposta, o valor da venda entra no caixa da cidade e se transforma em benefício para os paulistanos, inclusive, parte do recurso será revertido ao Fundo de Habitação de Interesse Social. Não faz sentido manter dinheiro parado enquanto São Paulo precisa investir mais em saúde, educação e infraestrutura”, afirmou.