Prefeitura de Taubaté adota medidas de contenção de gastos para enfrentar dívida de R$ 300 milhões

Com dívida estimada em R$ 300 milhões, a Prefeitura de Taubaté publicou decretos para conter gastos, suspendendo horas extras, pagamento de licença-prêmio e outras medidas. Os decretos foram assinados pelo prefeito Sérgio Victor, do partido Novo. As medidas surgem como resposta à crise financeira enfrentada pelo município, que foi detalhada em entrevista ao Link Vanguarda, onde o prefeito mencionou a dívida milionária.

Entre as determinações do decreto, estão a suspensão das horas extras para os servidores, com exceção das necessárias para os serviços essenciais, e a proibição de concessões de licenças-prêmio remuneradas, conversão de férias em pecúnia, entre outros cortes. Além disso, o documento restringe novos contratos de locação de imóveis não essenciais e limita os gastos com materiais de consumo, energia, água e serviço postal.

Outra medida importante prevista nos decretos é a reavaliação dos concursos públicos em andamento e a proibição de novos concursos. Além disso, está determinada a suspensão da aquisição de passagens aéreas que não sejam imprescindíveis para os serviços essenciais, com a exigência de aprovação da Secretaria da Fazenda. Adicionalmente, foi constituída a Comissão Especial de Renegociação de Contratos e Avaliação de Restos a Pagar.

A comissão, formada por representantes das secretarias da Fazenda, Administração, Governo e Relações Institucionais, tem como objetivo avaliar os valores devidos pela Prefeitura até o final do ano anterior. O grupo emitirá parecer sobre os pagamentos e permanecerá instalado por tempo indeterminado, com o primeiro relatório previsto para o final do mês. O decreto também prevê a suspensão dos pagamentos das dívidas processadas e não processadas até a data determinada.

O prefeito Sérgio Victor já havia anunciado um plano de corte de gastos em seu primeiro dia de governo, com a intenção de reduzir em 30% as despesas das secretarias municipais. O assunto foi debatido em reunião com os secretários logo após a posse, visando colocar a administração em ordem e garantir a continuidade dos serviços públicos. A medida foi tomada para evitar prejuízos às políticas públicas e manter a máquina pública funcionando adequadamente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ex-ginasta Diego Hypolito ‘abandona’ circo para participar do BBB 25

Ex-ginasta Diego Hypolito ‘abandona’ circo no litoral de SP para participar do BBB 25; entenda

Medalhista olímpico foi anunciado como uma das atrações do circo Abracadabra, que está em São Vicente (SP).

Diego Hypolito foi anunciado como atração do circo Abracadabra — Foto: Divulgação

Anunciado como uma das atrações do circo Abracadabra, o ex-ginasta Diego Hypolito ‘abandonou’ o espetáculo na segunda semana de apresentações em São Vicente, no litoral de São Paulo. Ele deixou a atração porque para participar da 25ª edição do Big Brother Brasil (BBB).

Diego entrará no reality show ao lado da irmã, a também ex-atleta Daniele Hypolito. O programa começará na segunda-feira (13) na programação da TV Globo.

A estreia do circo foi em 3 de janeiro, na Avenida Ayrton Senna da Silva, no bairro Itararé. Diego participou dos primeiros dias de apresentações, mas logo na segunda semana, o ex-ginasta não apareceu e foi anunciado como participante do BBB.

Outra atração do espetáculo é o eterno trapalhão Dedé Santana. Segundo o site da venda de ingressos, o circo reúne o acrobata mais famoso do Brasil e um dos maiores nomes do humor e da palhaçaria de todos os tempos.

“Muito mais que um espetáculo circense tradicional, Dedé e Diego apresentam Abracadabra como um verdadeiro convite a resgatar a pureza da criança que existe dentro de nós, proporcionando um mergulho profundo na arte da superação humana e no poder mágico das palavras”.

CONTRAPARTIDA

A Prefeitura de São Vicente informou que para autorizar a instalação da estrutura e conceder o alvará de funcionamento, a empresa responsável pelo Reder Circus se comprometeu e a reformar o alambrado das áreas do campo de futebol e quadra de beach tennis da Praia do Itararé e colocar o gramado do campo de futebol.

Além disso, a empresa precisou conceder desconto especial para alunos da rede municipal de educação e fornecer 500 ingressos para a prefeitura, com foco em ações institucionais e sociais. Também foi necessário fornecer ingressos solidários, que são vendidos com desconto para quem levar um quilo de alimento, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade de São Vicente.

Procuradas pelo DE, as assessorias do circo e do ex-ginasta não se manifestaram até a publicação desta matéria.

VÍDEOS: DE EM 1 MINUTO SANTOS

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp