Prefeitura de Taubaté afasta agentes da GCM suspeitos de tentativa de assassinato

prefeitura-de-taubate-afasta-agentes-da-gcm-suspeitos-de-tentativa-de-assassinato

A Prefeitura de Taubaté tomou uma atitude importante diante de uma situação grave envolvendo dois agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Ambos foram afastados de suas funções operacionais, após suspeitas de participação em uma tentativa de assassinato contra um morador de rua em Taubaté, SP. O crime ocorreu na sexta-feira (25), e durante a investigação, os guardas ficarão afastados das atividades de atendimento de ocorrências na rua e patrulhas, realizando apenas serviços administrativos internos.

Segundo informações da Prefeitura de Taubaté, os guardas civis municipais afastados são suspeitos de envolvimento em uma tentativa de homicídio contra um homem que vive em situação de rua. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, e as autoridades competentes estão empenhadas em esclarecer todos os detalhes dessa ocorrência. No boletim de ocorrência, consta que a vítima, um homem de 35 anos, foi baleada na cintura, na Avenida Dom Pedro I, no bairro Parque Três Marias.

No momento do crime, a vítima não pôde prestar depoimento à polícia devido à internação. No entanto, um outro morador em situação de rua que ajudou a socorrer a vítima relatou ter ouvido o homem baleado afirmar que o autor dos disparos era um guarda da GCM. Diante dessa informação, a Secretaria de Segurança Pública do município determinou a abertura de um procedimento interno para apurar os fatos, com a colaboração da Corregedoria da GCM e da Polícia Civil.

Em novas diligências realizadas pela Corregedoria da GCM e integrantes da DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), foi identificado que os agentes da instituição podem estar envolvidos no caso. Diante disso, eles foram encaminhados para prestar depoimento na delegacia do DEIC. Enquanto perdurarem as investigações, os agentes permanecerão afastados das atividades operacionais e realocados para funções internas da Secretaria de Segurança Pública Municipal.

A Prefeitura de Taubaté reforçou o compromisso de não compactuar com desvios de conduta e colaborar integralmente com todas as investigações relacionadas ao caso. A gestão municipal adotará as medidas administrativas necessárias e acompanhará de perto o desdobramento das apurações. Até o momento, não há informações sobre a prisão dos suspeitos, mas a Polícia Civil está empenhada em identificar o autor do crime e esclarecer os fatos. Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para garantir a transparência e a justiça nesse processo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp