Prefeitura de Trindade vacina 2.551 jovens contra Covid-19

No início da vacinação de moradores com 18 anos ou mais, a Prefeitura de Trindade administrou 2.551 doses contra Covid-19, ao longo do dia e durante a noite de terça-feira (17).

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Leonardo Izidório, esse número supriu a expectativa, já que os jovens aderiram em peso e compareceram no horário agendado para serem vacinados.

O diretor explicou que a diminuição da faixa etária se deu para abranger mais pessoas, conforme o recebimento de doses pelo município, enviadas pelo Ministério da Saúde. A quantidade desta vez foi de 5 mil unidades disponibilizadas para agendamento.

“Ficamos muito felizes e queremos vacinar o quanto antes todos com mais de 18 anos de Trindade e até o fim de setembro 100% da nossa cidade”, projeta Izidório.

João Vitor Alves é um estudante de 18 anos e acompanhou as redes sociais da prefeitura, aguardando o momento em que pudesse agendar sua vacinação e fez isso pelo aplicativo Trindade Com Você. Ao receber a primeira dose, a primeira coisa que fez foi agradecer aos profissionais de saúde.

“Primeiro eu gostaria de agradecer a todos os profissionais de saúde sejam os cientistas, médicos e enfermeiros, que estão fazendo um excelente trabalho. E sinto que é um momento de extremo alívio, porque, finalmente, estamos vencendo essa pandemia” expressou João Vitor. “Espero que todos possam se vacinar logo. A vida ainda não vai voltar totalmente ao normal, mas espero que logo sim. Já é um sentimento de extremo conforto”, completou.

Matheus Barreto, de 19 anos, é morador da Vila Pai Eterno e foi até o drive-thru da vacinação noturna no Parque Lara Guimarães. No local, ele elogiou a estrutura montada. “Depois que cheguei aqui foi rápido. A estrutura é muito boa, gostei bastante, não deixou nada a desejar”, disse.

Para ser vacinado o morador deve fazer o agendamento pelo aplicativo Trindade Com Você, ou site da prefeitura. Todos os que agendaram devem comparecer nos horários com CPF, documento de identificação com foto e comprovante de endereço de Trindade.

Fonte: Prefeitura de Trindade

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hetrin alerta sobre riscos do uso de suplementos vitamínicos sem orientação

A rotina agitada muitas vezes impede refeições equilibradas e hábitos saudáveis, resultando em fraqueza e cansaço. Com a ingestão reduzida de legumes, frutas e verduras, muitos recorrem a suplementos vitamínicos, sem orientação, o que pode trazer riscos à saúde.

Médica do pronto-socorro do Hetrin (Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos), Natália Sardinha alerta sobre os riscos de usar suplementos vitamínicos sem orientação médica, o que pode trazer sérios riscos à saúde.

“A suplementação deve ser considerada apenas quando há uma deficiência diagnosticada, sendo essencial que o médico avalie os sintomas do paciente e, se necessário, solicite exames para confirmar a necessidade de reposição”, orienta a médica da unidade de saúde do Governo de Goiás.

Ela ressalta que, em muitos casos, uma dieta balanceada é suficiente para fornecer os nutrientes essenciais sem a necessidade de suplementação adicional.

Para os idosos, porém, a médica observa que as mudanças fisiológicas, associadas ao envelhecimento, como a alteração do olfato e paladar, podem afetar a alimentação.

“A idade avançada pode aumentar a necessidade de proteínas, reduzir a biodisponibilidade da vitamina D e diminuir a absorção de nutrientes como a vitamina B6, fatores que tornam a avaliação nutricional ainda mais importante”, explica a médica.

Suplementos vitamínicos

O alerta aponta que o uso de vitaminas, sem acompanhamento profissional, pode ser prejudicial.

“O uso excessivo de vitaminas pode, por exemplo, levar à intoxicação, além de afetar órgãos como os rins e o fígado”, pontua Dra. Natália.

Outro ponto preocupante são as recomendações não verificadas nas redes sociais com promessas de benefícios como rejuvenescimento, fortalecimento de cabelo, imunidade e disposição.

“Seguir essas indicações pode levar ao consumo desnecessário de vitaminas, sobrecarregando o organismo”, adverte a médica, reforçando a importância de consultar sempre um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de suplementação, garantindo segurança e eficácia no tratamento.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos