Última atualização 05/06/2022 | 14:18
Na manhã desta segunda-feira (6), a partir das 8h, o Corpo de Bombeiros iniciará uma força-tarefa para impedir a proliferação do Aedes Aegypti em Trindade. A ação das autoridades colocará 25 drones no ar, a fim de fiscalizar pontos de água parada ao longo da cidade. Em seguida, equipes da Prefeitura se dirigirão a possíveis locais com ambientes propícios para o mosquito.
Combate ao Aedes Aegypti
Para combater criadouros de Aedes Aegypti, o Corpo de Bombeiros, a Vigilância de Saúde de Trindade e a Secretaria Estadual de Saúde estarão agindo nesta semana. Os drones serão pilotados por homens do Corpo de Bombeiros, que concluíram recentemente curso na área.
A ideia é, do alto, vasculhar lotes e construções para informar em tempo real a respeito de situações de água parada em Trindade. Além disso, terá início também a passagem do carro fumacê pelos bairros da cidade.
Naturalmente, a intenção é impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
De acordo com dados da Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), os casos de dengue em Goiás subiram em 310% entre 2 de janeiro e 14 de junho, em relação ao mesmo período em 2021. Entre essas datas, houve registro de 2645 novos casos da doença.
Os registros da SES-GO revelam também que houve um avanço de 155% no número de casos de chikungunya no Estado neste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Quanto à zika, neste ano foram identificadas duas gestantes com exames positivos de zika, representando o retorno de casos no Estado.
Por isso, o Governo de Goiás vem tomando medidas contra o Aedes Aegypti. As ações de intensificação de combate ao mosquito estão acontecendo em diferentes municípios goianos desde meados de abril, segundo a SES-GO. Cidades como Goiânia, Valparaíso de Goiás, Luziânia e Piracanjuba já receberam operações.